Tempo - Tutiempo.net

Morre aos 47 anos Mestre Cicinho patrimônio Vivo de Alagoas

O folclore e o Guerreiro alagoano estão de luto por conta da morte do Mestre José Cícero Abdias Bonfim, o Mestre Cicinho. Ele morreu na noite de segunda-feira (13), aos 47 anos, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Hemorrágico, segundo o governo do Estado.

Mestre Cicinho era considerado Patrimônio Vivo de Alagoas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), desde 2010. Ele era artesão e referência na produção de chapéus de guerreiro. Aprendeu a fazer o chapéu com o irmão, Erivaldo Abdias Bonfim, aos dez anos de idade.

Em Maceió, dançou vários anos no guerreiro “Barreira Pesada”, de sua irmã Iraci Bonfim, até fazer parte definitivamente do guerreiro “Campeão do Trenado”, no bairro da Chã da Jaqueira, formado pelo seu pai, Mestre Nivaldo Abdias, já falecido.

Além de confeccionar os chapéus de guerreiro, símbolos dessa manifestação popular alagoana, o Mestre ministrava aulas para confecção de miniaturas dos chapéus, na Oficina Laboratório Vivo, realizada no Centro de Belas Artes de Alagoas.

cljornal/G1 AL

OUTRAS NOTÍCIAS