Tempo - Tutiempo.net

Mudança de ano o que significa na realidade

ANO NOVO SERÁ VIDA NOVA?

Com a mais absoluta certeza nós entendemos que nada muda no mundo na madrugada do dia 31 de dezembro pra primeiro de janeiro.

Isso é verdade. O mundo que nos cerca continua o mesmo. As pessoas e nós mesmos que podemos mudar. Com a junção das mudanças, algo pode se transformar.

No entanto, a virada de ano é um marco, como se fosse um novo ponto de partida.

Marcos são a forma mais objetiva e às vezes material de você entender que as coisas precisam mudar em sua vida e consequentemente, influenciará mudanças no cotidiano.

É o que acontecia quando, na época da escola, ao fim de um ano letivo tenebroso, você pegava seu boletim e via que tinha passado de ano.

O papel que atestava que aquela série tinha acabado e suas férias iriam começar. Era uma das etapas da sua vida, com certeza, no mínimo isso mudaria em sua escola.

Todas as ações para a espera da chegada do ano novo, essa virada do ano, nada disso tem poder real para mudar sua vida, são apenas marcos.

No entanto os marcos carregam em si nossa certeza de que tudo chega ao fim, nossa tomada de consciência e nosso grito mais profundo por mudança.

Mesmo que não tenhamos poder para acabar com algumas situações, temos o poder de finalizá-las dentro de nós, tomarmos atitudes e, enfim, assistirmos a uma mudança de sentimentos, ainda que as coisas não mudem do lado de fora.

Muitas vezes isso não acontece instantaneamente, mas a materialização do nosso desejo de colocar pontos finais e promover ajustes dá início a um exercício diário que é a escada para a mudança concreta e definitiva.

Você não muda de um dia para o outro, aliás, nada muda de um dia pro outro, mas você decide iniciar processos que, degrau após degrau, te levam ao topo da escada.

É o exercício de não mais acessar o face daquela pessoa, de tomar conta da sua alimentação, de ir à academia diariamente, de passar um dia da semana com seus pais, de ser mais amável com aquele colega de trabalho, enfim, o exercício que vai ter levar a um novo estado.

Agora eu te pergunto: Você meu amigo, minha amiga, fez metas para esse novo ano?

Não estou falando de desejos como viajar pra Disney ou ganhar muito dinheiro, comprar um iate e casar com um magnata.

Estou falando das metas que dependem de você, única e exclusivamente de você.

Passar em um concurso não depende de você, mas fazer todos os módulos da apostila e todos os exercícios que estiverem na sua frente, sim.

Superar aquela separação não depende somente de você, mas parar de procurar pela pessoa que já não está mais ao seu lado e não alimentar esperanças vazias, sim.

Ter um ano incrível não depende de você, mas praticar novas atividades e se abrir para novas amizades, sim.

Ganhar da loteria não depende de você, mas organizar suas finanças e juntar dinheiro, sim.

A vida não é uma escada rolante que te leva aonde você precisa chegar.

Você precisa se esforçar para passar por cada degrau.

Vamos estabelecer esses degraus e encará-los um a um, pé a pé, passo a passo, sem olhar para trás para não cair.

Escada se sobe virado pra frente.

Que esse ano seja um marco na sua vida, um marco que fecha ciclos e abre espaço para mudanças.

Um marco para ser lembrado como o dia em que você se levantou e seguiu em frente.

O dia em que seu ano virou. Já dizia Alice “Eu não posso voltar para ontem porque eu era uma pessoa diferente.”

Vamos aproveitar nosso marco para iniciarmos nosso exercício de nos reinventarmos a ponto de não cabermos mais no nosso ontem e, quem sabe, descortinarmos o país da pratica da honestidade, do respeito aos direitos dos nossos semelhantes, do combate a violência e a corrupção, de governo voltado para atender as necessidades do seu povo e não de grupos fascistas e neonazistas, vamos consolidar esses marcos, que 2017 seja verdadeiramente um ano de mudanças em nossas vidas.

Carlos Lima com informações de Diário de Bordo

OUTRAS NOTÍCIAS