Tempo - Tutiempo.net

O DESTEMPERO DOS RECALCITRANTES DERROTADOS

Comportamentos de viés elitista combinado com a falta de clareza e lucidez sobre a grandeza e as diferenças regionais brasileiras criaram o caldo de cultura que envergonhou a grande maioria dos brasileiros

 

Inconformados com a derrota de seu candidato no último pleito presidencial, setores arcaicos e conservadores ensandecidos e com nítido comportamento fascistóide resolveram “questionar” a legítima vitória nas urnas da candidata Dilma Rousseff.

 

Cavalgando uma aliança de segundo turno jamais vista nas disputas anteriores, mesmo assim foram derrotados.

 

A desilusão da derrota fez despertar nesses setores instintos xenófobos e preconceituosos que se disseminaram pelar redes sociais tal qual rastilho de pólvora seca.

 

Comportamentos de viés elitista combinado com a falta de clareza e lucidez sobre a grandeza e as diferenças regionais brasileiras criaram o caldo de cultura que envergonhou a grande maioria dos brasileiros.

 

A RUA É PÚBLICA

 

Purgar, deplorar, chorar e reclamar a derrota eleitoral nas ruas em uma nação democrática como a brasileira é justo e salutar. Pregar a volta da ditadura militar em flagrante desrespeito ao estado democrático de direito, é um pouco demais.

 

As forças democráticas e populares defendem o aprofundamento da democracia, e como tal devem repudiar toda e qualquer tentativa de retorno ao arbítrio que por duros 21 anos vivemos.

 

A sociedade brasileira vem avançando democraticamente mesmo que em passos lentos. Sabemos que todo avanço causa um certo temor no conservadorismo pátrio.

 

Não à toa, fomos o último País do mundo a abolir a chaga da escravidão.

 

Não à toa a política de cotas nas universidades e no serviço público são tão combatidas.

 

Sem falar nas políticas de combate à miséria extrema, chamada por esses setores de “bolsa esmola”.

 

Resgatar e aprofundar os compromissos com os movimentos sociais. Avançar na luta contra a homofobia, o machismo e na pauta das mulheres. Apoiar as demandas indígenas, quilombolas e afins, será o antídoto justo e necessário para isolar os recalcitRantes.        

Fonte: Alberto Cantalice

OUTRAS NOTÍCIAS