Tempo - Tutiempo.net

Peter Mayhew, intérprete de Chewbacca em “Star Wars”, morre aos 74 anos

Peter Mayhew na premiere mundial de Star Wars: O Último Jedi Foto: Danny Moloshok

O ator britânico Peter Mayhew, que interpretou o personagem Chewbacca, o companheiro leal de Han Solo, em cinco dos filmes da franquia “Star Wars”, morreu aos 74 anos, informou a família na quinta-feira.

Mayhew, cujo rosto nunca foi visto nos filmes da saga, morreu em sua casa no norte do Texas na terça-feira, de acordo com um comunicado da família no Twitter. Não se sabe a causa da morte.

Macaque in the trees
Peter Mayhew, ator de Chewbacca, e Harrison Ford na pré-estreia de filme “Star Wars” em Londres (Foto: REUTERS/Paul Hackett)

 

O artista fez sua primeira aparição como Chewbacca no filme de ficção científica em 1977 e co-estrelou em outros quatro longa-metragens da saga: “O Império Contra-Ataca”, “O Retorno de Jedi”, A Vingança dos Sith” e “O Despertar da Força”.

Ele interrompeu a interpretação do personagem devido a motivos de saúde, embora sua família tenha lembrado que, para o retorno heróico em “O Despertar da Força”, o ator “lutou de seu jeito para deixar de estar preso a uma cadeira de rodas e se manter em pé” mais uma vez como o personagem em 2015.

Ele também trabalhou como consultor fora das telas para o filme de 2017 “Os Últimos Jedi”, sendo mentor de seu sucessor na interpretação de Chewbacca, Joonas Suotamo, de modo a ensiná-lo como dar vida ao personagem convincentemente.

Colegas de elenco saudaram Mayhew. “Peter Mayhew foi um homem gentil e bondoso, detentor de uma grande dignidade e um caráter nobre”, disse Harrison Ford, que dividiu muitas cenas com Mayhew enquanto interpretou Han Solo. “Chewbacca era uma parte importante do sucesso dos filmes que fizemos juntos”.

Mark Hamill, que interpretou Luke Skywalker na franquia, chamou Mayhew de “o mais gentil dos gigantes”.

“Um grande homem com um coração maior ainda que nunca falhou em me fazer sorrir & um amigo leal que amei profundamente”, escreveu Hamill no Twitter. Suotamo relembrou Mayhew como um “cavalheiro absolutamente único e uma lenda de classe incomparável.”

Reuters

 

OUTRAS NOTÍCIAS