Tempo - Tutiempo.net

Podcasts da UFPE de Caruaru premiados

UFPE de Caruaru

O grupo de mídias sonoras do curso de Comunicação Social, do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco, campus Caruaru, ganhou quatro prêmios e quatro menções honrosas no 1º Prêmio UnbCast de Podcasts Universitários, divulgado na sexta-feira (1/10).

A premiação fez parte do I Encontro Internacional de Podcasts Universitários, promovido pela UnbCast, rede de podcasts universitários, vinculada à Universidade de Brasília, que ocorreu semana passada de forma remota.

A Rádio Cordel UFPE: na frequência do Agreste foi a grande vencedora da categoria projeto de extensão. O projeto, que funciona desde 2018, produz o seu conteúdo vinculado às ações de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo as professoras coordenadoras, Sheila Borges e Giovana Mesquita, e mais de 25 alunos dos cursos de Comunicação Social e de Design da UFPE de Caruaru, liderados pelos bolsistas Nicoly Grevetty, Emilly Monteiro e Ricardo Lemos.

Na produção remota, a Cordel passou a elaborar podcasts para debater diversos temas, como o início e o decorrer da pandemia. Três podcasts vinculados ao projeto foram premiados também.

O Umbucast, um podcast narrativo que conta histórias sobre pessoas do Agreste, ganhou o prêmio de melhor roteiro não ficcional e a menção honrosa em edição.

A equipe do Umbucast é composta pelos estudantes Daniel Nascimento, Beatriz Lima, Vitória Lima, Gabriela Ramos, Laís Tavares, Nichole Andrade, Andayra França e João Paulo Passos, aluno do curso de Cinema da Universidade Federal do Mato Grosso. Já o podcast As Sanfonas de Tavares da Gaita recebeu menção honrosa na categoria acessibilidade.

Foi produzido pelo aluno Evandro Lunardo para o seu Trabalho de Conclusão de Curso.

O terceiro podcast, vinculado à Cordel, premiado foi o Artigos Falados, que levou menção honrosa também em acessibilidade. Ele foi elaborado pela aluna Carla Nogueira para o seu projeto de conclusão de curso. Os podcasts Artigos Falados e Tavares da Gaita foram orientados pela professora Sheila Borges.

As produções de duas radionovelas, feitas no curso de Comunicação Social da UFPE de Caruaru, foram premiadas no 1º Prêmio UnbCast de Podcasts Universitários.

O projeto de extensão “Solte sua voz: os invisíveis midiáticos” foi duplamente vencedor. Ficou em primeiro lugar em duas categorias (edição e apresentador ou âncora) com a radionovela “Santos Conectados no Combate à Covid-19”, reconhecendo o talento dos estudantes Vitoria Lima, Lais Tavares, João Pedro, Victória Melo, Sarah Rego, Emilly Monteiro, Gabriela Reis, Pedro Gomes e Caroline Celeste.

Com informações de Mário Flávio

OUTRAS NOTÍCIAS