Tempo - Tutiempo.net

Professora Nelma Gusmão melhor tese nacional lança livro em Salvador

Nelma Gusmão de Oliveira

Premiada com a melhor tese de doutorado na área de política e planejamento urbano no biênio 2011-2012, de acordo com a Anpur-Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, acaba de ser publicada em formato de livro.

Nelma Gusmão de Oliveira, é professora da UESB-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Itapetinga.

“O poder dos jogos e os jogos de poder: interesses em campo na produção da cidade para o espetáculo esportivo”, é o título do livro resultado de uma parceria entre a Editora da UFRJ e a Anpur.

Nelma Gusmão estará na Livraria Cultura, em Salvador, no próximo dia 3 de agosto, às 18h, para o lançamento da publicação que atravessa a produção de conhecimentos em áreas como arquitetura e urbanismo, economia, política, sociologia, história e desportos, entre outros.

De Salvador ela segue para o Rio de Janeiro, cidade foco da tese, onde faz o lançamento dia 6 de agosto, às 19h, na Livraria da Travessa, Rua Visconde de Pirajá, 572, em Ipanema.

Ela recebeu o concorrido VIII Prêmio Brasileiro “Política e Planejamento Regional”, pela abordagem desenvolvida sobre a natureza dos megaeventos esportivos e suas relações com as cidades contemporâneas.

A tese foi apresentada no Ippur-Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O estudo explora as relações de poder que envolvem o universo em que se produz o espetáculo esportivo, notadamente a Copa do Mundo de Futebol, os Jogos Olímpicos e aquele em que se produz a cidade.

O recorte da pesquisa se concentra especialmente na análise das rupturas e realinhamentos produzidos na dimensão político-institucional e, de modo especial, na ordem jurídica dos países e cidades que recebem este tipo de evento.

O argumento por ela apresentado, com base em ampla documentação e narrativas de agentes relacionados ao mundo dos esportes, é o de que ao se constituir como universo social relativamente autônomo em relação a pressões externas, o campo no interior do qual se produz o espetáculo esportivo funciona como meio para submeter à cidade e seus habitantes ao campo econômico.

Redação

 

OUTRAS NOTÍCIAS