Tempo - Tutiempo.net

Programação da Osba tem homenagem a Moraes Moreira e segunda edição das lives “Prosas de Verão”

HOMENAGEM A MORAES MOREIRA

Em clima de carnaval, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) apresenta em fevereiro uma programação toda voltada para a festa tão potente e fundamental para a cultura de Salvador. Será realizado mais um “Baile Concerto”, que já faz parte da programação soteropolitana de verão, desta vez em formato digital.

Esta é a quarta edição do projeto, que além de trazer no repertório grandes músicas do Axé que marcaram o carnaval da Bahia, faz uma homenagem a Moraes Moreira, falecido em 2020, com clássicos do cantor e compositor baiano como “Bloco do Prazer”, “Chame Gente” e “Pombo Correio”.

A live vai ao ar no dia 28 de fevereiro, às 11h, no canal do YouTube do Teatro Castro Alves, dentro da programação “Domingo no TCA”.

Entre os dias 22 e 24, sempre às 19h, no canal da Osba no Youtube, serão realizadas as lives “Prosas de Verão”, bate-papos com músicos da orquestra que possuem bastante vivência na música popular e carnavalesca: Humberto Monteiro (percussionista),

André Becker (flautista e saxofonista) e Joatan Nascimento (trompetista). Já no dia 25, às 19h, no Instagram da Osba, o maestro Carlos Prazeres conversa com o compositor, professor e pesquisador Paulo Costa Lima sobre “Orquestras e Música Carnavalesca” na live Osba Talks.

Homenagem

Para além da importância de Moraes Moreira para a música popular brasileira, o cantor e compositor baiano, que também integrou o grupo Novos Baianos, é uma das figuras mais importantes do carnaval de Salvador.

O Baile Concerto da Osba vai relembrar os grandes sucessos do artista, como “A menina dança”, “Bloco do Prazer”, “Chame Gente”, “Pombo Correio” e “Chão da Praça”, com a participação especial do músico Armandinho, um de seus grandes parceiros de composições e trio elétrico.

O Baile Concerto terá direção musical e regência de Carlos Prazeres e direção cênica de Gil Vicente, para criar a atmosfera carnavalesca para todo o público que assiste de casa.

Prosas de Verão

Como forma de apresentar as diversas facetas dos músicos de uma orquestra, assim, que assim como a maioria das pessoas possuem interesses e hobbies para além de sua profissão, o “Prosas de Verão”, terá mais três lives de conversa com músicos da OSBA mediadas por integrantes da equipe administrativa da orquestra.

Desta vez, o tema será a presença dos músicos nos carnavais e nos eventos de música popular.

No dia 22, Ruthe Pocebon (arquivista de partitura) conversa com o percussionista Humberto Monteiro.

Já no dia 23, Tainana Andrade (assistente de produção) conversa com o flautista e saxofonista André Becker.

Encerrando este ciclo de conversas, Inara Rosas (assistente de comunicação) conversa com o trompetista Joatan Nascimento no dia 24.

Osba Talks

Que a música é parte fundamental do carnaval, todo mundo sabe. Mas as formações orquestrais também são parte fundamental das celebrações momescas desde as primeiras festividades há mais de um século. Este é o ponto de partida do Osba Talks, no dia 25 de fevereiro.

No bate-papo, o maestro Carlos Prazeres conversa com o compositor, pesquisador e professor da Ufba Paulo Costa Lima, cuja trajetória artística na música de concerto foi bastante influenciada pelos ritmos presentes no carnaval da Bahia, como o ijexá e o afoxé.

Oficina de Clarinete

Dentro dos seus projetos de extensão com foco na educação musical, a Osba vai promover a Oficina de Clarinete para bandas marciais e filarmônicas, ministrada por Pedro Robatto, chefe do naipe de clarinete da orquestra.As inscrições são gratuitas e estão abertas entre os dias 1º e 24 de de fevereiro, por meio deste link.

São oferecidas até 20 vagas para quatro encontros virtuais e coletivos, que ocorrem nos dias, 2, 9, 16 e 23 de março, sempre das 19h às 21h. O processo seletivo será feito de acordo com o currículo do interessado e perguntas do formulário.

A atividade é aberta ao público em geral, mas terão prioridade de acesso às vagas os residentes do interior da Bahia, uma vez que a oficina visa realizar de maneira remota uma atividade que vem sendo feita presencialmente como parte das turnês da Osba pelo interior do estado.

Cameratas da Osba

As cameratas da Osba, projeto de extensão formado pelos grupos Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo e Quadro Solar, seguem com a programação especial de quarentena.

No dia 15 de fevereiro, vai ao ar, no Instagram da Osba, o vídeo-relato “Cartografia Afetiva”, que relembra apresentações da camerata Quadro Solar na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. Já no dia 17 tem o vídeo musical “Café com as Cameratas #Drops”, em que a camerata Quarteto Novo interpreta “Que nem Jiló”, de Luiz Gonzaga.

Os dois vídeos serão exibidos também este mês nos perfis de Instagram do Teatro Castro Alves (@teatrocastroalvesoficial), Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia), Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia) e Fundação Pedro Calmon (@fpedrocalmon), além do site da fundação e da página do Facebook “Bibliotecas da Bahia”.

Osba

Criada em 30 de setembro de 1982, a Osba é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017.

Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da Osba, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (Secult).

Ascom/Osba

OUTRAS NOTÍCIAS