A Camerata Ópus Lúmen retorna ao Cinema do Museu para a edição do Projeto Terça Musical deste mês. O evento será realizado dia 21, às 15h, com entrada gratuita.
Formado em 2001, o sexteto Opus Lúmen integra o projeto Cameratas Para Todos da Osba.
O grupo executa peças eruditas contemplando a música clássica, passando, também, pelo gênero popular de forma estilizada.
Abrange públicos de qualquer faixa etária e segmento social, diversificando os locais de suas apresentações, destacando escolas, igrejas, órgãos comunitários em geral, instituições filantrópicas e de ensino superior.
A camerata é composta pelos músicos: Solamy Oliveira, no clarinete, Gabriel Paes Marcaccini, no oboé, Ilza Cruz, no fagote, Davi Britto, na trompa, Tota Portela, na flauta e Humberto Monteiro, na percussão.
O grupo de câmara promove uma integração informal entre músicos e o público-alvo, tornando estreita e didática a relação entre a música clássica e o funcionamento do repertório apresentado.
Antes ou depois da apresentação da camerata, o público é convidado a conferir as exposições do MGB, que contam com 15 salas temática e possui um dos maiores acervos de rochas, minerais, pedras preciosas e fósseis da Bahia, com mais de 20 mil peças, proporcionando aos seus visitantes uma viagem no tempo geológico através das suas exposições temáticas.
O espaço conta, ainda, com um cinema, ocupado pelo Circuito Sala de Arte e um café, de onde se pode apreciar o mural Flor de Pedras do artista plástico Juarez Paraíso.
Com informações fornecidas pela SDE