Tempo - Tutiempo.net

Revitalização do Museu do Ipiranga terá apoio do Governo do Brasil

Museu do Ipiranga-Reabertura do local deve ocorrer durante comemorações dos 200 anos da Independência

O Museu do Ipiranga, em São Paulo, será restaurado com o apoio do Ministério da Cultura. Na quinta-feira (21), o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, esteve com o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antonio Zago, para discutir a revitalização do local, que é um órgão da universidade e está fechado há quatro anos.

Para financiar a obra, a USP poderá solicitar os incentivos da Lei Rouanet. A restauração deve custar cerca de R$ 80 milhões e começar em 2019, com conclusão prevista para o fim de 2021. Serão restauradas as fachadas, a cobertura e as instalações hidráulicas e elétricas.

A intenção é reabrir o museu para visitação em 2022, em comemorações ao 200 anos da Independência do Brasil. “A revitalização do Museu do Ipiranga é um dos eixos das comemorações. O Museu do Ipiranga e o Museu de Petrópolis são dois centros das celebrações. Aqui é fundamental. Vamos conjugar todos os esforços para que isso seja viabilizado”, afirmou Sá Leitão.

História

O Museu do Ipiranga foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da História do Brasil e Paulista. Atualmente, tem um acervo de mais de 125 mil unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual, do século 17 até meados do século 20.

O acervo do museu é ajuda a compreender a formação da sociedade brasileira, especialmente no que se refere à história paulista e conta com uma equipe especializada de curadoria.

Governo do Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS