Tempo - Tutiempo.net

TCA em Casa divulga programação da terceira semana de setembro

Balé da Cidade de Teresina

O Teatro Castro Alves (TCA) apresenta a agenda da terceira semana de setembro do ‘TCA em Casa’, programação em ambiente digital.

A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e dá acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgata memórias e compartilha informações.

Começando a semana, dois dos setores que representam aquilo que é a alma do Complexo do TCA se encontram na 13ª edição do ‘Ficha Técnica’, na segunda-feira (14), às 18h, em live na página de Instagram do TCA. Cláudia Salomão, gerente técnica do TCA, e Eliane Gomes, coordenadora do Centro Técnico, conversam sobre as tarefas que executam em suas rotinas e histórias por trás de suas experiências.

Nesta série, o objetivo é compartilhar toda a operação de funcionamento do maior equipamento cultural da Bahia, através da fala de seus servidores.

BTCA

A 4ª edição da série ‘BTCA Encontros’, do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), convida o Balé da Cidade de Teresina, do Piauí, para uma maratona de quatro dias, com quatro aulas de dança, promovidas numa parceria entre os dois grupos, cujos elencos participam das atividades junto com os demais participantes inscritos, ao vivo, em sala virtual na ferramenta Zoom Meeting, sempre às 14h30.

No dia 14, haverá uma turma de Balé Clássico, com Leonard Henrique, e, no dia 15, de Pilates, com Ticiana Garrido, ambos membros da companhia oficial de dança da Bahia. Já no dia 16, será uma aula de Jazz, com Jeciane Sousa, e, no dia 17, de Dança Contemporânea, com Felipe Rodrigues, integrantes do Balé convidado.

Ainda na segunda-feira (14), às 18h30, tem também o ‘BTCA Movimenta Home Office’ com a prática de alongamento semanal. Já na sexta-feira (18) é vez de aulão público em live, às 15h, no Instagram do BTCA, de Balé Clássico, com Anna Paula Drehmer e Solange Lucatelli.

Fechando a semana do BTCA, vem a 3ª edição do #BTCAplay, série em que resgata e exibe na internet produções do vasto repertório da companhia.

Na sexta-feira (18), às 19h, serão lançados, no canal de YouTube, dois vídeos do projeto ‘Voyeur do movimento: uma exposição de dança’ (2015): ‘Úrsula’ e ‘Úrsula no vazio, no abismo, no que der, no que voyeur’, com criação e interpretação de Lícia Morais.

Osba

Logo em março, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) lançou a ‘#OSBAFLIX – Especial Quarentena’, uma série de conteúdos diversos que levam sua música e experiência para a internet.

São oportunidades digitais para que o público não apenas continue a ouvir música de concerto, mas que possa conhecer mais sobre este universo.

Na quarta-feira (16), às 19h, o ‘Cineclube OSBA’, em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), aborda a animação baiana ‘Ritos de passagem’, de Chico Liberato, cuja trilha sonora composta por João Omar foi gravada pela Orquestra Sinfônica da Bahia em 2012.

Na versão virtual deste projeto, cada um assiste à obra indicada em casa e se encontra para bater um papo sobre o filme.

A live, em conferência na plataforma Zoom, terá participação de Carlos Prazeres, regente titular e diretor artístico da Osba, e Diego Haase, pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica da Facom/Ufba.

Na quinta-feira, (17), também às 19h, mais uma edição do ‘OSBA Talks’ tematiza ‘Comunicação e Orquestra: novas fronteiras’, com Aline Valadares, coordenadora de Comunicação da Osba, e Juliana Turano, coordenadora de Comunicação da Petrobras Sinfônica.

Cursos de Música do TCA na Quarentena

Os cursos de iniciação ao universo da música sinfônica do TCA, transferidos para o ambiente digital, seguem em andamento, ofertando ensino a distância para pessoas interessadas em adentrar neste mundo.

As turmas são: ‘A linguagem musical da orquestra sinfônica’, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; ‘Grandes compositores da música clássica’, com Karina Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e ‘Iniciação a flauta doce’, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30.

Realizados em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos têm duração de três meses, com um encontro semanal, que são realizados ao vivo, por meio da plataforma Zoom. A programação completa está disponível no site do TCA.

Ascom/TCA

OUTRAS NOTÍCIAS