Tempo - Tutiempo.net

Wagner abre o I Seminário Internacional para Preservação do Patrimônio Cultural

A abertura do I Seminário Internacional para Preservação do Patrimônio Cultural Compartilhado entre o Brasil e a Nigéria aconteceu, na tarde desta segunda-feira (28), no Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, em Salvador.

Participaram do evento o rei do Império Oyo da Nigéria, Lamidi Olayiwola Adeyemi III, a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil, Luiza Bairros, e o governador Jaques Wagner.

“É um motivo de orgulho receber Olayiwola e toda a sua comitiva da Nigéria, que é o país mais populoso da África e berço de parte das religiões africanas”, afirmou o governador.

Ele enfatizou, na cerimônia de abertura do encontro, o “orgulho de viver este momento, um passo significativo que será lembrado como um marco da nossa luta pela diversidade e tolerância religiosa”.

O rei do território nigeriano, que tem o título de Alaafin Oyo, veio conhecer as ações de preservação de patrimônios culturais na Bahia.

Ele visitará, até a próxima quinta-feira (31), cinco terreiros de Salvador que deram origem ao candomblé nagô no estado e são tombados como patrimônio nacional do Brasil.

Com a visita, o Alaafin espera sensibilizar o governo nigeriano para a conservação de palácios, templos, mercados e um conjunto de edificações urbanas importantes em Oyo.

Parte das ações de intercâmbio entre os dois países, o seminário foi organizado pelos terreiros Casa Branca, Ilê Axé Opô Afonjá, Terreiro do Gantois, Terreiro Alaketu e Casa de Oxumarê, com apoio do Governo da Bahia, do Ministério da Cultura, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.   

Fonte: Agecom/Bahia

OUTRAS NOTÍCIAS