Tempo - Tutiempo.net

A televisão com sabor está mais perto do que se imagina

 

Você assiste aquele delicioso programa de culinária, com um armário cheio de macarrão instantâneo e salsicha. E pensa: “Tudo o que eu precisava é que minha TV tivesse sabor”. Pois bem, seus problemas podem acabar num futuro próximo.

Um time de pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura desenvolveu um dispositivo que já consegue imitar os quatro sabores primários: salgado, doce, azedo e amargo, por meio de um eletrodo colocado na língua de quem for corajoso o suficiente para testar.

O aparelho ainda é grande e precisa estar ligado a uma tomada, mas medidas estão sendo tomadas para aperfeiçoar o resultado.

As aplicações são muitas e vão desde a utilização em videogames e televisão, para maior imersão, até o alívio de alguns problemas de saúde. O diretor do projeto, Nimesha Ranasinghe acredita que pessoas com diabetes poderão utilizar o aparelho para sentirem sensações doces, sem que isso altere o açúcar no sangue delas, enquanto pacientes com câncer poderiam usar o aparelho para diminuir a perda do paladar, que ocorre durante a quimioterapia.

Fonte: Redação / R7

OUTRAS NOTÍCIAS