Tempo - Tutiempo.net

Após ameaça de Bolsonaro, embaixador americano exalta força militar

Desembarque Dos Fuzileiros Navais dos EUA

Após o presidente Jair Bolsonaro ameaçar os Estados Unidos com “pólvora” nessa terça-feira (10) o embaixador norte-americano, Todd Chapman, publicou mensagem exaltando o Corpo de Fuzileiros Navais americano (USMC).

A publicação do embaixador nas redes sociais comemora o aniversário de 245 anos de um dos ramos da Forças Armadas dos EUA.

O vídeo (no final) que acompanha a mensagem de Chapman relata que o destacamento é o “maior do mundo” e está “sempre de prontidão para responder de forma rápida, seja por terra, ar ou mar”.

Uma das passagens do vídeo publicado pelo embaixador mostra fuzileiros navais americanos perfilados à frente do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e marchando na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Ainda no vídeo, Chapman afirma que o Corpo de Fuzileiros Navais mantém homens no Brasil para a proteção das missões diplomáticas dos Estados Unidos.

“Tem que ter pólvora”

A provocação de Bolsonaro, horas antes da publicação do embaixador, foi uma resposta ao presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, que durante a campanha falou sobre a possibilidade de impor sanções ao Brasil por causa da destruição da Amazônia.

“Assistimos a um grande candidato a chefia de Estado (Biden) dizendo que, se eu não apagar o fogo da Amazônia, ele vai levantar barreiras comerciais contra o Brasil (…) Apenas na diplomacia não dá (…)

Quando acaba a saliva tem que ter pólvora”, disse o presidente, em cerimônia no Palácio do Planalto.

O democrata venceu a eleição no último sábado (7) e recebeu cumprimentos de diversos chefes de Estado, mas ainda não teve a vitória reconhecida pelo brasileiro.

Alheio à realidade, como Bolsonaro, o seu aliado Donald Trump ainda não reconheceu a derrota.

OUTRAS NOTÍCIAS