Tempo - Tutiempo.net

Brasileiro criou primeiro desenho animado no YouTube

O projeto é voltado para crianças de três a seis anos e cada episódio ensina cinco sinais de Libras — Foto: Divulgação

Diretor Paulo Henrique dos Santos decidiu fazer a animação depois de não conseguir se comunicar com uma jovem surda. Projeto, que têm 13 episódios, ensina a língua brasileira de sinais.

Depois de uma tentativa sem sucesso de se comunicar com uma jovem surda em uma festa, o diretor de animação Paulo Henrique dos Santos, de 27 anos, decidiu criar um desenho animado para ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras). (Veja o desenho)

“Eu achei um absurdo ter uma pessoa brasileira do meu lado e eu não ter ideia de como me comunicar. Vi que há um grande despreparo da maioria para falar com os surdos”, conta Paulo Henrique.

A iniciativa simples do diretor acabou se tornando referência, o desenho “Min e as Mãozinhas” é o primeiro totalmente em Libras no YouTube.

“Foi uma surpresa ser o primeiro. Quando a gente começa a gente busca referências, mas como não tive decidi arriscar e esse retorno tem sido muito gratificante”, disse o diretor.

Arrecadação coletiva

Paulo, que já trabalhou nas animações do Sítio do “Pica-Pau Amarelo” e da “Turma da Mônica”, lançou este projeto voltado para crianças surdas com idade entre três e seis anos.

Para desenvolvê-lo, o diretor contou com uma equipe de professores e intérpretes. Ao todo, a primeira temporada tem 13 episódios, mas apenas o primeiro está produzido.

“A ideia do desenho é que os professores também possam usar em sala de aula. O projeto seja liberado da maneira mais democrática possível”, explica Paulo Henrique.

Primeiro capítulo:

O episódio de estreia conta a história de uma menina surda chamada Yasmin, conhecida como Min. Ela estava na casa da árvore quando um esquilo encontrou pegadas no chão e quis saber de quem eram.

Eles vão até a floresta para descobrir quem deixou os sinais pelo caminho.

Nesse passeio, encontram o elefante, o gato e o sapo. A todos, Min ensina cinco sinais em libra para que eles aprendam falar, por exemplo, “oi” e dizer o próprio nome.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS