Tempo - Tutiempo.net

Coceira na palma da mão, você sabe o que significa?

coceira na palma da mão

Quem nunca passou por aquela coceira na mão que é angustiante? Você quase nunca consegue controlar e se rende a ela, mas afinal de contas, você sabe porque isso acontece?

Segundo aquelas pessoas que acreditam em crenças, a coceira na palma da mão significa dinheiro, alguns apostam que se ela for na mão direita é porque o dinheiro vai chegar, já se for na esquerda, o dinheiro vai embora.

Para os médicos, no entanto, a coceira na palma da mão pode ser um alerta de alergias e outros problemas de saúde. A palma da mão dormente, por exemplo, é um sinal de alguma coisa não vai bem. Se as mãos estiverem vermelhas e ardendo, por exemplo, a coceira pode ser um sinal de eczema ou dermatite, uma doença crônica da pele, que pode acabar se agravando por causa do estresse.

A dermatite pode aparecer também por causa do uso de produtos de limpeza, de cosméticos, medicamentos e assim por diante. Chamada dermatite de contato, essa versão do problema tende a sumir quando o uso do produto que desperta a irritação é suspenso.
Mas, há casos de que a coceira na palma da mão indique não uma simples dermatite, mas uma lesão imunológica, considerada bem mais grave pelos médicos. Ela se trata de uma micose que dá sinais nas mãos, mas que aparece mesmo nos pés.

Outro tipo de coceira na palma das mãos com a qual você deve se preocupar é se a irritação vier acompanhada de uma pele grossa, como placas. Segundo especialistas, isso indica psoríase, uma doença crônica, não transmissível, que atinge 2% da população mundial.

Você também precisa ficar atento para coceira na palma das mãos, acompanhada de erupções ou manchas avermelhadas. Esses podem ser sinais de sífilis, doença infecciosa e sexualmente transmissível, que pode se espalhar pela pele, como como na sola dos pés; e por membranas mucosas, como a boca, na garganta e nos órgãos genitais.

Coceira na palma das mãos acompanhada de bolhas também merecem sua atenção quando as bolinhas são persistentes e minúsculas, principalmente nas laterais dos dedos. Nesse caso, pode ser um sinal de desidrose, um doença genética, desencadeada pelo estresse, que faz bolhas com um líquido viscoso surgirem nas mãos e nos pés.

Mayara Dias

OUTRAS NOTÍCIAS