Tempo - Tutiempo.net

Deputado debocha de deficiente que se vestiu de Papai Noel para visitar escola

O deputado Alysson Lima (Republicanos*-GO) publicou nas redes sociais um vídeo em que um homem com deficiência física e mental se veste de Papai Noel para visitar uma escola da cidade de Garuva, em Santa Catarina.

Na publicação, o parlamentar escreveu: “Crianças ingratas não aceitam qualquer Papai Noel”. A frase estava acompanhada de emoticons de rostos sorrindo.

O post repercutiu mal e o deputado foi muito criticado. Por isso, Alysson decidiu deletar a publicação. Mais tarde, o político de Goiás disse que cometeu um erro e se desculpou.

“Queria me explicar sobre a história do vídeo, o recebi há cerca de uma semana por WhatsApp e acabei publicando, como se fosse uma brincadeira, sem saber do que se tratava e de quem se tratava”, disse.

“Quero me retratar publicamente e pedir perdão à pessoa envolvida, a todos os seus familiares e às pessoas que se sentirem ofendidas em relação à minha publicação. Não estava em meu coração a intenção de tripudiar em cima de ninguém”, continuou o parlamentar.

O homem que aparece no vídeo é César Adriany David, de 44 anos. Ele realiza trabalho voluntário em escolas há quatro anos, pois sempre visita instituições de ensino na véspera do Natal para entregar donativos que arrecada ao longo do ano.

O vídeo compartilhado pelo deputado foi gravado pela diretora de uma escola no início deste mês e publicado na rede social da instituição. Nas imagens, César aparece entrando na sala de aula com um saco vermelho em mãos para entregar doces e chocolates para os alunos, que estão sentados no chão e aguardam a chegada do Papai Noel.

Devido a uma displasia no quadril, o homem entra na sala de aula com certa dificuldade de locomoção na perna esquerda. Em seguida, ele cumprimenta as crianças e se aproxima. Uma delas começa a chorar, e o voluntário pede que ela se acalme. Uma professora, então, senta no chão, coloca a criança no colo, e ela se acalma. Depois, a gravação termina.

Rodrigo David, irmão de César, afirmou que a família está indignada. “Meu irmão é deficiente mental e físico. É triste. Todo mundo está estarrecido com a postura do deputado e o pior de tudo, os comentários das pessoas que vem embaixo. É duro ver aquilo ali”, desabafou.

“Ele passa o ano inteiro pedindo doações de brinquedos e doces para fazer essa visita às escolas no final do ano”, acrescentou o irmão de César.

*O Republicanos é um partido político de direita brasileiro, antigo PRB — legenda que abriga os políticos da Igreja Universal do Reino de Deus. Em março de 2019, o PRB solicitou a mudança de nome para Republicanos, sancionando esta petição em agosto do mesmo ano. O partido foi da base aliada do governo Michel Temer, e atualmente faz parte da base governista do presidente Jair Bolsonaro.

OUTRAS NOTÍCIAS