Tempo - Tutiempo.net

Descoberta lesma rosa fluorescente

Uma lesma rosa fluorescente foi descoberta recentemente em uma região remota da Austrália. O animal, que chega a medir 20 centímetros de comprimento, é carnívoro, se alimentando de outras lesmas e também de musgos e fungos das árvores.

A criatura foi encontrada no Monte Kaputar, no estado de Nova Gales do Sul.Os moradores do local haviam percebido o estranho animal faz algum tempo, principalmente após períodos chuvosos, mas somente agora especialistas confirmaram que as lemas pertencem a espécie exótica conhecida como Triboniophorus graeffi.

As lesmas são provenientes de um período em que parte da Austrália era ocupada por uma floresta úmida, que desapareceu há 17 milhões de anos após um vulcão entrar em erupção no Monte Kaputar. A partir dessa época, vários animais e plantas que sobreviveram ficaram isolados.

Segundo o guarda florestal Michael Murphy, que trabalha na área há 20 anos, as lemas ficam escondidas durante o dia, mas em noites chuvosas centenas delas podem ser vistas se alimentando dos musgos.

Após a identificação da espécie, o Comitê Científico do estado classificou o local como uma comunidade ecológica em perigo, concedendo o máximo nível de proteção. Segundo o órgão, a espécie é sensível às mudanças climáticas, já que depende do ambiente úmido para sobreviver.

Fonte: Redação

OUTRAS NOTÍCIAS