Tempo - Tutiempo.net

Especialista militar designa esfera nuclear em que Rússia ultrapassa EUA

Especialista militar designa esfera nuclear em que Rússia ultrapassa EUA. Foto: © Sputnik / Aleksandr Vilf

A Rússia está à frente dos EUA no setor das forças nucleares terrestres, devido à modernização das suas armas, segundo especialista.

Yuri Solomonov, desenvolvedor dos mísseis estratégicos russos Bulava e Yars, da Academia de Ciências da Rússia, comentou o assunto ao canal de TV Zvezda.

De acordo com o acadêmico, Moscou iniciou o processo de modernização de suas forças nucleares terrestres muito antes de Washington, além de ter utilizado recursos intelectuais bastante sérios para essa finalidade.

“Nos EUA, a última modernização ocorreu há 10-15 anos. O agrupamento deles é muito antigo, data de 1960. Nessa época, tentaram criar um sistema móvel de mísseis terrestres. Mas esse sistema implica um enorme custo financeiro. E eles não aceitam isso”, disse Solomonov.

Míssil russo intercontinental

Segundo o especialista, o orgulho da defesa russa foi o míssil balístico intercontinental RS-24 Yars, que tem novos sistemas de propulsão e novas ogivas, bem como um desempenho significativamente maior em termos de eficiência.

Sistema de mísseis balísticos RS-24 Yars
Sistema de mísseis balísticos RS-24 Yars. Foto: © SPUTNIK / MAKSIM BLINOV
O projétil RS-24 Yars, baseado no míssil RS-12M2 Topol-M, possui um alcance máximo de 11-12 mil quilômetros e, com um peso de lançamento de cerca de 47 toneladas, pode transportar ogivas de 1,3 toneladas.
Sputnik
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS