Tempo - Tutiempo.net

Especialista militar designa esfera nuclear em que Rússia ultrapassa EUA

Especialista militar designa esfera nuclear em que Rússia ultrapassa EUA. Foto: © Sputnik / Aleksandr Vilf

A Rússia está à frente dos EUA no setor das forças nucleares terrestres, devido à modernização das suas armas, segundo especialista.

Yuri Solomonov, desenvolvedor dos mísseis estratégicos russos Bulava e Yars, da Academia de Ciências da Rússia, comentou o assunto ao canal de TV Zvezda.

De acordo com o acadêmico, Moscou iniciou o processo de modernização de suas forças nucleares terrestres muito antes de Washington, além de ter utilizado recursos intelectuais bastante sérios para essa finalidade.

“Nos EUA, a última modernização ocorreu há 10-15 anos. O agrupamento deles é muito antigo, data de 1960. Nessa época, tentaram criar um sistema móvel de mísseis terrestres. Mas esse sistema implica um enorme custo financeiro. E eles não aceitam isso”, disse Solomonov.

Míssil russo intercontinental

Segundo o especialista, o orgulho da defesa russa foi o míssil balístico intercontinental RS-24 Yars, que tem novos sistemas de propulsão e novas ogivas, bem como um desempenho significativamente maior em termos de eficiência.

Sistema de mísseis balísticos RS-24 Yars
Sistema de mísseis balísticos RS-24 Yars. Foto: © SPUTNIK / MAKSIM BLINOV
O projétil RS-24 Yars, baseado no míssil RS-12M2 Topol-M, possui um alcance máximo de 11-12 mil quilômetros e, com um peso de lançamento de cerca de 47 toneladas, pode transportar ogivas de 1,3 toneladas.
Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS