Tempo - Tutiempo.net

Estudo revela que as pessoas são mais desonestas durante a tarde

 

Um novo estudo feito nos Estados Unidos mostrou que as pessoas tendem a ser mais honestas de manhã. Ao longo do dia, porém, fica mais difícil manter o autocontrole, o que aumenta as chances de uma pessoa mentir ou trapacear. Os pesquisadores denominaram esse fenômeno de “efeito de moralidade matinal” em seu artigo, publicado no periódico Psychological.

O estudo mostrou que as pessoas tendem a ser mais honestas de manhã, em um fenômeno denominado “efeito de moralidade matinal”. O cansaço e tomada repetitiva de decisões podem explicar a dificuldade em manter o autocontrole ao longo do dia.

A ideia para esta pesquisa surgiu quando Maryam Kouchaki, da Universidade Harvard, e Isaac Smith, da Universidade de Utah, ambos estudiosos da ética, perceberam que os experimentos realizados pela manhã apresentavam índices mais baixos de comportamentos desonestos, em relação àqueles realizados durante a tarde.

Como o cansaço e o ato de tomar decisões repetidamente são dois fatores conhecidos por afetar o autocontrole, Kouchaki e Smith decidiram analisar se as atividades normais de um dia seriam suficientes para afetar o autocontrole e provocar comportamentos desonestos.

Segundo os autores, as pessoas mais afetadas pela moralidade matinal são aquelas normalmente mais propensas a serem honestas e a se sentirem culpadas quando fazem algo considerado antiético.

Fonte: Redação

OUTRAS NOTÍCIAS