Tempo - Tutiempo.net

Flying-V: avião inovador parecido com guitarra elétrica promete revolucionar viagens aéreas

© REUTERS / REGIS DUVIGNAU

A companhia aérea holandesa KLM irá integrar uma investigação da Universidade Tecnológica de Delft (TU Deft), para desenvolver um avião em forma de V, conhecido como Flying-V, como o popular modelo de guitarra elétrica Gibson.

O novo acordo de cooperação entre as partes foi firmado no dia 3 de junho pelo presidente e CEO de KLM, Pieter Elbers, e o decano da Faculdade de Engenharia Aeroespacial da TU Deft, professor Henri Werij.

A universidade TU Deft e a KLM estão se associando para desenvolver o projeto Flying-V. O design da aeronave posiciona o salão de passageiros, a seção de bagagens e os tanques de combustível nas asas, criando a forma de V, eficiente em termos energéticos

A notícia foi divulgada em um comunicado da companhia aérea, que detalhou se tratar de uma “abordagem inteiramente diferente da concepção de aeronaves, em antecipação e apoio aos voos sustentáveis de longo curso no futuro”. Enquanto isso, a empresa frisou que o novo Flying-V “pode se comparar com o avião mais avançado de hoje, o Airbus A350”.

Prevê-se que as aeronaves do modelo sejam menores que o A350, o que resultaria em uma resistência aerodinâmica menor. No entanto, teriam a mesma envergadura, o que lhe permitiria utilizar a infraestrutura existente nos aeroportos, como portas e pistas, além de poder estacionar nos hangares existentes.

egundo o projeto, o Flying-V poderia transportar até 314 pessoas.
Supõe-se que o salão de passageiros, a seção de bagagens e os tanques de combustível sejam posicionados nas asas da aeronave.

“A forma aerodinâmica aperfeiçoada e o peso reduzido significarão que este avião utilizará cerca de 20% menos combustível do que o Airbus A350”, afirmou a empresa, prometendo também “melhorar a experiência dos passageiros em voos aéreos, desde a disposição dos assentos nas asas até à concepção das asas e dos banheiros”.

Por enquanto, o projeto da aeronave prevê a utilização de motores Turbofan, os mais eficazes em termos de consumo de combustível. “Em seu design atual ainda voa com querosene, mas pode facilmente ser adaptado para usar as inovações no sistema de propulsão, – utilizando, por exemplo, os Turbofans reforçados eletricamente”, apontaram na KLM.
A companhia aérea precisou que o protótipo do novo avião será apresentado oficialmente nos Dias de Experiência KLM no Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, em outubro, no 100º aniversário da KLM.

A aeronave pode estar pronta para ser utilizada entre os anos 2040 e 2050.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS