Tempo - Tutiempo.net

Fumaça dos incêndios da Austrália já deu uma volta completa ao redor da Terra, informa NASA

© Foto / NASA Worldview

Usando dados do satélite NOAA/NASA Suomi NPP, cientistas da NASA analisaram o movimento da fumaça dos incêndios da Austrália, detectando volta completa ao redor da Terra.

Comparando os dados obtidos pelo satélite da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional Suomi NPP, que mostra a distribuição de ozônio, cientistas registraram a chegada da fumaça dos incêndios australianos à sua fonte.

A imagem feita com dados do satélite Suomi NPP mostra com círculo preto o ponto em que veio a fumaça após dar uma volta ao mundo, com círculo vermelho as formações de novas fumaças e com círculo verde a poeira de uma tempestade de pó.

 Imagem feita com dados do satélite Suomi NPP mostrando com um círculo escuro a fumaça que voltou ao seu ponto de origem após ter dado uma volta à Terra
Imagem feita com dados do satélite Suomi NPP mostrando com um círculo escuro a fumaça que voltou ao seu ponto de origem após ter dado uma volta à Terra. Foto: © FOTO / NASA/COLIN SEFTOR
Na imagem, tirada em 13 de janeiro de 2020, vê-se as áreas afetadas pelos incêndios (com cores marrom e preto), assim como as áreas não afetadas (verde).

Imagem feita pelo satélite Suomi NPP mostra os incêndios no leste da Austrália com fumaça e nuvens saindo das áreas afetadas pelo incêndio, 13 de janeiro de 2020
Imagem feita pelo satélite Suomi NPP mostra os incêndios no leste da Austrália com fumaça e nuvens saindo das áreas afetadas pelo incêndio, 13 de janeiro de 2020. Foto: © FOTO / NASA’S WORLDVIEW

Antes, a agência espacial norte-americana informou que a fumaça dos incêndios australianos atingiu 15 km de altitude, chegando à estratosfera. Segundo a agência, quando a fumaça entra na estratosfera, ela pode viajar centenas de quilômetros da fonte, afetando as condições atmosféricas por todo o mundo. Entretanto, atualmente todos os efeitos destes eventos são desconhecidos e continuam sendo estudados no que diz respeito tanto a resfriamento com a aquecimento.

A agência também notou o impacto negativo sobre a Nova Zelândia, onde a qualidade do ar piorou significativamente e a neve em cima das montanhas escureceu.

Incêndios australianos continuam desde setembro de 2019, tendo matado milhões de animais e dezenas de pessoas e afetado milhares de casas e várias infraestruturas. Há lugares em que a fumaça é tão forte que é impossível extingui-la.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS