Tempo - Tutiempo.net

Gêmeas siamesas ligadas pelo cérebro sentem as mesmas emoções

As meninas possuem um único cérebro e nunca poderão ser separadas

Estas gêmeas siamesas, que nasceram ligadas pelo crânio e dividem o mesmo cérebro, surpreenderam os médicos e desafiaram todas as expectativas ao aprender ao andar, falar, e até mesmo discutir uma com a outra.

Isso porque, quando nasceram, Tatiana e Krista Hogan, hoje com sete anos, foram desenganadas no hospital — segundo contam seus pais, a equipe de obstetras e pediatras disse que as garotas não sobreviveriam nem um único dia.

Mas as duas, que moram com a família na British Columbia, nos EUA, não só passaram daquela primeira noite, como seguem até hoje deixando todos — médicos, familiares e amigos — de boca aberta com suas conquistas.

gemeas1

A mãe das garotas, Felicia, conta que elas adoram ir para a escolar, assistir a Power Rangers na TV e comer diferentes sabores de bolo. Além disso, ela acrescenta que Tatiana e Krista estão sempre felizes, e que dão a ela e ao pai, Brendan, muita alegria diariamente. A família tem, ainda, outros três filhos: Rosa, de 11 anos, Christopher, nove, e Shayleigh, cinco.

mae

— Ver tudo que tenho que passar com elas enlouqueceria qualquer um. É muito difícil, mas eu não desejaria nada diferente para mim. Se eu pudesse escolher, escolheria viver exatamente desta maneira.

Felicia e Brendan receberam a notícia de que suas bebês eram ligadas pela cabeça, e que o futuro das duas era incerto, ainda durante a gestação. A mãe, no entanto, explica que abortar nunca foi uma opção. Ao invés disso, o casal passou a monitorar as filhas com frequência até seu nascimento e também desde que vieram ao mundo, sempre surpreendendo os mais variados médicos com a notícia de que, sim, elas dividem as mesmas funções cerebrais também.

Elas não só enxergam com os olhos uma da outra, como também sentem as mesmas emoções — uma curiosidade que sempre as diverte é mostrar que, se uma ganha cosquinhas, a outra também sente e dá risada.

As gêmeas conseguem controlar seus próprios braços e pernas e também os da irmã. E, mesmo que sintam as mesmas coisas, as duas têm personalidades completamente diferentes.

— Com o passar dos anos, Tatiana se tornou a líder. Krista é mais quieta, e pode passar bastante tempo na sua, “dentro da concha”.

A família acredita que as duas consigam, de fato, se comunicar uma com a outra usando apenas seus pensamentos. A mãe conta que as duas vivem fazendo travessuras sem dizer uma palavra, assim como fazer uma piada sem nem mesmo abrir a boca para isso.

gemeas3

Como quaisquer irmãs no mundo, elas podem se dar muito bem em um momento e, já no momento seguinte, brigar e ter dificuldades para se dar bem. No caso das meninas, no entanto, esta é uma coisa um pouco mais preocupante, considerando-se que elas estarão literalmente coladas pelo resto da vida.

Isso porque as gêmeas não poderão ser separadas nunca, justamente porque dividem o mesmo cérebro — uma cirurgia de separação seria fatal para ambas, invariavelmente.

Felicia explica que a melhor maneira de descrever a maneira como as gêmeas são unidas é pensar em um zíper. É como se houvesse dois cérebros diferentes, porém fundidos de uma maneira que não poderão ser desconectados nunca mais.

A aparência das meninas obviamente chama atenção das pessoas, e muitas vezes outras crianças perguntam por que elas são “coladas”. Tatiana e Krista não têm qualquer tipo de constrangimento em explicar a situação.

— Nós crescemos juntas na barriga da mamãe, e por isso ficamos assim.

R7 e dailymail

OUTRAS NOTÍCIAS