Tempo - Tutiempo.net

Governo de Recife retem navio após suspeita do novo coronavírus.

Foto: Divulgação/Tv globo

O governo do estado decidiu avaliar, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os procedimentos de embarques e desembarques no Porto do Recife . Na quinta-feira (12), um navio com 609 pessoas foi isolado depois de um passageiro de 78 anos com sintomas de Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus, passar mal. Um Comitê de Operações de Emergência foi criado devido à confirmação de dois casos da doença em Pernambuco.

“Vamos avaliar, inclusive, a possibilidade de haver algum tipo de restrição caso a gente não tenha um controle adequado. Essa é uma determinação do governador”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, nesta sexta-feira (13), em entrevista para a TV Globo.

Após apresentar sintomas do novo coronavírus, um canadense que estava no navio isolado no Porto do Recife foi levado a um hospital particular da cidade. Ele aguarda, na unidade de saúde, o resultado do exame que vai confirmar ou descartar Covid-19.

Após ser acionada, a Anvisa não permitiu a saída de passageiros e tripulantes da embarcação, mas isso não quer dizer que há determinação de quarentena. “Isso vai depender do resultado desse exame, que temos a expectativa de que saia hoje [sexta]”, disse Longo.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Antes de chegar a Pernambuco, o cruzeiro passou por Salvador, Búzios (RJ), Paraty (RJ) e Itajaí (SC). Entretanto, o nome do porto onde o canadense embarcou não foi divulgado até a última atualização desta reportagem. Antes de entrar no Brasil, a embarcação passou por Chile, Argentina e Uruguai.

O cais em que o navio atracou também foi isolado pelo Porto do Recife. Como medida de prevenção e controle sanitário complementar, foi proibido que o lixo da embarcação fosse descarregado.

Navio está atracado no Porto do Recife e tripulantes e passageiros foram orientados a permanecer em suas cabines — Foto: Reprodução/TV Globo
Navio está atracado no Porto do Recife e tripulantes e passageiros foram orientados a permanecer em suas cabines — Foto: Reprodução/TV Globo

Casos confirmados em Pernambuco

As confirmações de dois casos do novo coronavírus em Pernambuco ocorreram na quinta (12), depois de exames realizados no Instituto Evandro Chagas, do Pará. Os pacientes são uma mulher de 66 anos e um homem de 71 anos, que estão internados em uma unidade particular de saúde do Recife . Ambos apresentaram febre, tosse e dor de cabeça.

Uma terceira pessoa, uma mulher de 47 anos que teve contato com o casal, está em isolamento domiciliar por ter apresentado febre. A previsão é de que o resultado do exame que comprova ou descarta o covid-19 saia nesta sexta (13).

Treinamento para exames

Sem fazer exames de confirmação de casos do novo coronavírus, Pernambuco aguarda um treinamento com profissionais do Instituto Evandro Chagas, do Pará, nos dias 17 e 18 de março, para que as confirmações ou descartes sejam feitos no estado.

“A expectativa é fazer os exames aqui a partir do dia 20 [de março]. Isso vai dar mais celeridade para que a gente possa dar os resultados em um tempo menor e vai baratear esse processo para o sistema público de saúde”, disse o secretário estadual de Saúde.

Casos no Brasil

O Brasil registrou ao menos 143 casos confirmados de Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus. O número foi atualizado nesta sexta-feira (13) a partir de balanços divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde e pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, que ainda não foram repassados ao Ministério da Saúde.

 Bianka Carvalho e Clarissa Góes

OUTRAS NOTÍCIAS