Tempo - Tutiempo.net

Jovem de 15 anos cria teste capaz de identificar três tipos de câncer em cinco minutos

O norte-americano Jack Andraka, 15 anos, é responsável pela invenção de um detector , feito de papel, que identifica três tipos de câncer (de pâncreas, ovário e pulmão).

O método, que lhe rendeu o primeiro lugar no prêmio da Intel durante a Feira Internacional de Ciência e Engenharia, descobre o câncer de pâncreas de forma até 168 vezes mais rápida que os aparelhos usados atualmente. Além disso, fornece resultados 90% mais precisos, 400 vezes mais sensíveis e 26 mil vezes mais baratos do que os métodos atuais. O custo é de três centavos de dólar e o resultado chega em menos de cinco minutos.

O sensor criado pelo adolescente pode testar urina ou sangue e, se o resultado for positivo para a proteína mesotelina, indica que o paciente tem câncer no pâncreas. A tira de papel utilizada, muda conforme a quantidade da proteína no sangue e isso pode, de acordo com Andraka, detectar o câncer antes mesmo dele se tornar invasivo.

Seu prêmio de US$ 75 mil será usado para as pesquisas. Andraka pretende estudar para se tornar um patologista. Enquanto isso, ele planeja iniciar testes clínicos com o sensor e colocá-lo no mercado em dez anos.

Fonte: Redação

OUTRAS NOTÍCIAS