Tempo - Tutiempo.net

Merkel nomeia governadora como número 2 do partido

A chanceler alemã Angela Merkel com Annegret Kramp-Karrenbauer, durante encontro com líderes do partido em Berlim no dia 19 de fevereiro (Foto: Markus Schreiber/AP)

A chanceler alemã Angela Merkel designou Annegret Kramp-Karrenbauer para o posto de número dois do partido conservador União Democrata-Cristã (CDU), o que a posiciona como sua possível sucessora, informaram fontes do partido à mídia alemã e a agências como a AFP.

Kramp-Karrenbauer, de 55 anos, atual chefe de Governo do estado regional de Sarre, muito próxima a Merkel, se tornará nesta segunda-feira a secretária-geral da CDU, no lugar de Peter Tauber, de 43 anos, que renunciou ao posto por motivos de saúde.

Conhecida como a “Merkel de Sarre”, Kramp-Karrenbauer é apontada pela imprensa alemã como a favorita da chanceler para a sua sucessão.

As duas compartilham a mesma linha política de centro, criticada pela ala mais à direita do partido, que deseja uma guinada conservadora para enfrentar o avanço da extrema-direita na Alemanha.

Kramp-Karrenbauer deve assumir oficialmente o posto de Tauber durante o congresso excepcional da CDU, no dia 26 de fevereiro em Berlim.

AFP

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS