Tempo - Tutiempo.net

NASA ALERTA PARA ASTERÓIDE QUE DEVE PASSAR RASPANDO A TERRA

A agência espacial norte-americana Nasa avisa que um asteroide deve passar “de raspão” pela Terra no próximo domingo (7).

O horário estimado para a passagem do corpo espacial é às 15h, no horário de Brasília. Calma, ainda não é o fim do mundo, mas é importante que cientistas fiquem sempre “de olho” no céu para evitar um desastre.

 

Segundo estimativa da Nasa, o asteroide deve passar a certa de 40 mil km da Terra. Porém, em termos astronômicos, essa distância é ínfima. Para se ter uma noção, é cerca de um décimo da distância entre nosso planeta e a Lua.

A rocha gigante tem cerca de 20 metros de diâmetro e chega a uma velocidade de 45 mil km/h. A trajetória do 2014 RC deve incluir uma passagem pela área da Nova Zelândia.

A descoberta foi feita por dois grupos de astrônomos independentes no começo dessa semana. O asteroide foi batizado de 2014 RC e não há risco de colisão com a Terra. Para evitar surpresas, os cientistas pretendem acompanhar a trajetória do asteroide mesmo após sua passagem pelo planeta.

A comunidade científica terá uma oportunidade única para observar e aprender mais sobre os asteroides, segundo a Nasa.

A agência ainda afirma que o asteroide não deve danificar os satélites do planeta.

De acordo com a agência espacial norte-americana, o perigo vai passar raspando, mas o 2014 RC ainda pode causar dores de cabeça no futuro.

– Mesmo que o 2014 RC não vá impactar com a Terra, sua órbita o deixará na vizinhança do nosso planeta no futuro.

Segundo a Nasa, “nenhum encontro perigoso com a Terra foi identificado até agora”.         

Fonte: Com informações de R7 e Nasa.

OUTRAS NOTÍCIAS