Tempo - Tutiempo.net

NASA revela foto de ‘jato gigante’ em asa de avião.

CC0 / Robert Sullivan / Boeing B-52H "Stratofortress"

Durante um voo recente de Munique para Singapura, os passageiros de um avião puderam ser testemunhas de um incrível fenômeno atmosférico: um ‘jato gigante’ por cima da aeronave.

O fotógrafo Hung-Hsi Chang captou essa bela exibição da janela do avião, e a NASA publicou a imagem como a Foto Astronômica do Dia.

“Ao voar de Munique para Singapura no início deste mês [de setembro], um passageiro tirou imagens de uma tempestade passageira e capturou algo inesperado: um jato gigante”, escreve a agência espacial americana.

“O jato foi capturado em uma única exposição de 3,2 segundos acima de Bhadrak, na Índia”, explica a NASA.

NASA revela foto deslumbrante de raro relâmpago na asa de avião
© NASA . HUNG-HSI CHANG // NASA revela foto deslumbrante de raro relâmpago na asa de avião

Esse fenômeno é uma forma extremamente poderosa de relâmpago que ocorre entre as nuvens e a ionosfera, onde o potencial elétrico é centenas de quilovolts maior que a superfície da Terra, podendo alcançar mais de 70 km (enquanto um raio comum percorre cerca de 10 km), escreve o tabloide britânico Mirror.

“A natureza dos jatos gigantes e a sua possível associação com outros tipos de Eventos Luminosos Transitórios (TLE), como os jatos azuis e os sprites vermelhos, continua sendo um tópico ativo de investigação”, conclui.

Sputnik

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS