Tempo - Tutiempo.net

Ovo de ave extinta que todo mundo pensava ser réplica é verdadeiro

Ovo de ave extinta que todo mundo pensava ser réplica é verdadeiro

Já houve casos de cientistas que vão até museus realizar pesquisas em alguns itens e acabam se deparando com surpresas. A nova dessa vez foi que um grupo de cientistas descobriu que um ovo tido como uma réplica de uma ave extinta há centenas de anos não é falso coisa nenhuma! O “achado” ocorreu quando pesquisadores do Museu de Ciência de Buffalo, nos EUA, estavam catalogando itens do acervo da instituição e notaram que o ovo era real.

Como que os pesquisadores do museu de Buffalo notaram que o ovo não era de falso? mexendo na coleção, eles encontraram o item e notaram que ele parecia bastante real. Então o time continuou vasculhando entre os artefatos e acharam a réplica. Para confirmar a suspeita, os pesquisadores encaminharam o exemplar para que ele fosse radiografado e, posteriormente autenticado. Detalhe: não estamos falando de um ovo pequeno não.

O objeto pesa quase 1,5 quilo, mede mais de 70 centímetros de circunferência e mais de 30 cm de altura, e foi “posto” por uma ave nativa de Madagascar conhecida como “pássaro-elefante”. Já bem claro que não se trata deu animal de pequeno porte. Esses animais mediam por volta de três metros de altura e batiam entre 350 e 500 quilos na balança e, logicamente, eram incapazes de voar.

Os pássaros-elefante eram animais da família Aepyornithidae e estima-se que existam apenas 40 ovos desses animais em museus espalhados pelo mundo inteiro. O exemplar encontrado pertencia a um animal da espécie Aepyornis maximus, vertebrado responsável por pôr os maiores ovos entre qualquer vertebrado de que se tem notícia, incluindo os dinossauros.

Victor Melo

OUTRAS NOTÍCIAS