Tempo - Tutiempo.net

Plásticas para imitar famosos viram febre nos consultórios

Nova York, EUA. Quando Nino Dean, 37, se olha no espelho, o rosto que o encara tem uma semelhança um tanto estranha com o da cantora francesa Vanessa Paradis, ex-mulher do ator Johnny Depp. A semelhança não é um acaso genético. Nino, estilista freelance em Nova York, passou por uma cirurgia há 13 anos para ficar com o rosto parecido com, no mínimo, um primo de segundo grau de Vanessa. “Eu queria ficar com o rosto de bebê que ela tem, pois, para mim, ela é um referencial em termos de beleza”, disse.

É rotina ver revistas e sites com fotografias de pessoas que mudaram o rosto para ficar parecidas com uma estrela de cinema, uma cantora pop ou uma rainha egípcia. Embora solicitações desse tipo de transformação não apareçam todos os dias, os médicos dizem que elas surgem regularmente.

“Cerca de uma vez por mês, aparece alguém querendo ficar parecido com um familiar, amigo ou celebridade”, disse o dr. Sam Lam, cirurgião plástico facial de Dallas, nos Estados Unidos. “Apareceu um paciente que queria ficar parecido com o primo, que era modelo”.

Apesar de ser às vezes possível alcançar uma semelhança notável, é impossível recriar a imagem de outra pessoa. A estrutura óssea, as proporções faciais e certas características inefáveis compõem a aparência das pessoas.

“É realmente impossível fazer com que alguém ‘se passe’ por outra pessoa”, disse o dr. Steven Teitelbaum, cirurgião plástico de Santa Monica, na Califórnia, e porta-voz da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética. “No máximo, podemos tentar imitar um traço, como um nariz bonito, ou mesmo inserir um implante de queixo”.

Uma parte significativa do trabalho que os médicos exercem consiste em distinguir os pacientes que têm uma preocupação médica ou estética legítima daqueles que sofrem de transtorno dismórfico corporal, uma preocupação extrema com uma falha mínima ou imaginária em sua aparência.

Homenagem. Prestar homenagem a uma parte específica do corpo de alguém também é uma opção. Stacy Shanahan, 49, por exemplo, gostaria de se parecer com a atriz Heather Locklear. “Ficaria feliz se fosse mais parecida com ela. Eu não sentiria falta da minha aparência”, disse.

O cirurgião plástico Burr von Maur fez uma cirurgia estética nos seios de Stacy e uma plástica no nariz para evocar o “espírito de Locklear”. “É impossível clonar uma pessoa. É melhor aperfeiçoar as características do próprio paciente”, disse ele.

Já Deborah Davenport, 41, dona de uma empresa de consultoria de tecnologia imobiliária no Texas, ouviu que parecia com a atriz Cameron Diaz, o que não lhe agradava. Desejando a aparência da atriz Kate Winslet, Deborah recorreu ao dr. Sam Lam, que raspou a cartilagem de seu nariz, injetou o preenchimento dérmico Sculptra para engordar as suas bochechas e esguichou Botox em sua testa e ao redor dos seus olhos. A conta foi de US$ 15 mil.

Poucas coisas satisfazem tanto Deborah quanto ouvir que se parece com a estrela vencedora do Oscar. Pouco importa que Winslet seja contra cirurgias plásticas.

Sonho. O norte-americano Justin Jedica, 33, e a ucraniana Valeria Lukyanova, 28, ficaram famosos devido às plásticas. O sonho dele é parecer o boneco Ken, e o dela, a Barbie.

 

Fonte: Redação com informações de O tempo Br/ Foto: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS