Tempo - Tutiempo.net

Premiê da Índia Narendra Modi diz que ‘globalização está perdendo seu brilho’

Primeiro-ministro indiano Narendra Modi participa de abertura do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. (Foto: Denis Balibouse/Reuters)

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse nesta terça-feira (23), no discurso de abertura da 48ª edição do Fórum Econômico Mundial, que é preciso aceitar que a globalização “está perdendo lentamente seu brilho”, a favor do protecionismo, mas ressaltou que o isolacionismo “não é a solução”.

“Vivemos em um mundo interconectado, mas temos que aceitar o fato de que a globalização está perdendo lentamente seu brilho”, declarou Modi.

Modi criticou as organizações globais criadas após a Segunda Guerra Mundial, como a ONU e a Organização Mundial do Comércio (OMC), ao questionar se refletem as aspirações das pessoas e a realidade atual.

Para o premiê indiano, a opinião dos países em desenvolvimento é clara: “existe uma brecha muito ampla” quanto à resposta das suas necessidades por parte destas organizações.

“Necessitamos de reformas nas grandes instituições do mundo, conectadas com a política, a economia e a segurança. A participação e a democratização nessas organizações devem adaptar-se à situação atual”, sugeriu.

Perante o descontentamento em várias partes da sociedade com as consequências da globalização, as forças do protecionismo se levantam contra elas, acrescentou.

“A sua intenção não é somente evitar a globalização em si, senão reverter seu desenvolvimento natural. O resultado são novos tipos de tarifas e barreiras não tarifárias, acordos e negociações bilaterais e multilaterais”, completou.

Para o premiê indiano, o primeiro a dirigir-se ao Fórum de Davos desde 1997, o “isolamento não é a resposta” ao descontentamento com a globalização, mas “aceitar a mudança e formular políticas ágeis e flexíveis de acordo com os tempos mutáveis”.

Modi também defendeu que as potências cooperem em um mundo fraturado e que a concorrência entre nações não crie um muro entre elas.

Na sua opinião, o maior desafio que o mundo deve enfrentar é a mudança climática, mas criticou a falta de solidariedade dos países ricos com os que estão em vias de desenvolvimento.

Mudança climática

“Todo mundo fala da redução de emissões, mas muito poucos países respaldam suas palavras com financiamento” para ajudar às nações em vias de desenvolvimento e emergentes a desenvolver as tecnologias necessárias, lamentou.

Nesse sentido, o premiê indiano explicou que seu país pretende gerar até 2020 um total de 175 gigawatts de energia renovável, dos quais já conseguiu um terço nos últimos três anos.

Por fim, Modi considerou o terrorismo o segundo maior desafio para a comunidade internacional, enquanto o isolacionismo e a proteção ficam em terceiro.

 Agencia EFE

OUTRAS NOTÍCIAS