A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública emitiu um alerta com uma série de dicas para proteger o consumidor contra fraudes e práticas abusivas durante a Black Friday.
Durante este mês de novembro, a Black Friday desperta o interesse de muitos consumidores, porém, junto das promoções, aumenta a preocupação quanto à segurança e à veracidade dos descontos oferecidos.
Originalmente, a Black Friday ocorre na última sexta-feira de novembro.
Uma das principais dicas para evitar cair em golpes e fraudes durante esse período é o consumidor fazer pesquisas de preço antecipadamente e desconfiar de descontos extremamente agressivos que fogem dos padrões de mercado.
No alerta, a Senacon informa que vai intensificar o monitoramento de sites de comércio eletrônico, redes sociais e estabelecimentos físicos para detectar irregularidades.
Outro foco de atenção será a transparência nas políticas de devolução e de reembolso, uma questão que provoca muitas reclamações nesta época do ano.
Black Friday desperta o interesse de muitos consumidores, veja as dicas para não cair em golpe na Black Friday:
Verifique a reputação da loja, especialmente em sites de reclamação e nos canais oficiais de consumidores.
Compare os preços com antecedência para avaliar se os descontos oferecidos são reais.
Desconfie de promoções exageradas e ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
Prefira fazer compras em sites e estabelecimentos conhecidos e com boa reputação.
Leia atentamente as políticas de devolução e de reembolso antes de confirmar a compra.
Com informações da Senacon