Tempo - Tutiempo.net

Suposto vídeo erótico é o novo vírus do Facebook

Um novo vírus está se espalhando pelo Facebook. Nas últimas semanas, usuários têm relatado a inclusão de dezenas de perfis em uma mesma postagem. O objetivo da armadilha é marcar várias pessoas em um link com título ou conteúdo instigante (atualmente, trata-se de um vídeo de conteúdo erótico).

No momento em que clica-se no ícone, abre-se espaço para que um programa publique mensagens no nome do usuário. Automaticamente, o software marca os amigos, que se tornam vítimas do mesmo golpe.

A principal orientação é para que o internauta não clique em qualquer imagem suspeita. Caso isso ocorra, é necessário ir até o ícone “Aplicativos”, no menu esquerdo da rede social, e apagar qualquer programa que não tenha sido instalado por vontade própria.

 

No Centro de Ajuda do Facebook, um manual traz orientações ao usuário que caiu em um ataque de vírus. A dica é ir até o seu perfil na rede social, clique na opção “Registro de Atividades” e, em seguida, excluir todas as ações indesejadas. Depois, ainda na dentro do setor de atividades, na lateral esquerda, escolha a opção “Aplicativos”. Nela, todos os jogos e aplicativos vinculados ao seu perfil devem ser conferidos. No caso de algum serviço suspeito, a orientação é exclui-lo clicando no ícone com desenho de um lápis e, depois, na opção “excluir”.

O novo vírus também pode afetar o navegador. Portanto, siga algumas dicas:

Google Chrome: clique no canto superior direito, no botão menu, e depois escolha a opção “Configurações”. Clique na opção “Extensões” e verifique se há alguma suspeita. Para removê-las, clique na imagem de uma lixeira do lado direito.

Internet Explorer: selecione a opção “Ferramentas” no alto do canto direito do navegador e clique em “Gerenciar Complementos”. Em seguida, na aba “Barras de Ferramentas e Extensões”, selecione as suspeitas e clique no botão desabilitar, no canto inferior direito.

Firefox: clique no menu principal, no alto do lado direito da página e escolha a opção “Complementos”. Em seguida, clique em “Opções” e remova qualquer extensão que não lembre de ter instalado, apertando o botão “Desativar”.

É importante reiniciar o computador após realizar os procedimentos. 

Fonte: Redação/Veja SP/Extra

OUTRAS NOTÍCIAS