Tempo - Tutiempo.net

Victoria’s Secret contrata brasileira como 1ª modelo transgênero após críticas

VALENTINA SAMPAIO NO DESFILE DA HANDRED © ZE TAKAHASHI / FOTOSITE SPFW N46 out/2018 foto: Ze Takahashi / FOTOSITE

A Victoria’s Secret contratou Valentina Sampaio como sua primeira modelo transgênero, disse sua agente nesta terça-feira, já que a marca de lingerie em dificuldades está tentando modernizar sua imagem.

Daniel Robson, da Premier Model Management de Londres, confirmou que a modelo brasileira assinou um contrato com a Victoria’s Secret, mas não quis fazer maiores comentários.

Nesta semana, Valentina publicou no Instagram uma foto de si mesma nos bastidores de uma sessão usando um vestido branco com as hashtags #diversidade, #nova #vspink #campanha, referindo-se à Pink, grife voltada para mulheres mais jovens lançada em 2002.

A Victoria’s Secret, famosa pelos sutiãs incrustados de diamantes e pelas asas deslumbrantes de “anjos” usadas por supermodelos em seu desfile anual, está lutando com a queda nas vendas, já que mais mulheres estão preferindo bralettes e sutiãs esportivos mais baratos.

A decisão de usar uma modelo transgênero vem na esteira de uma reação negativa a comentários de Ed Razek, chefe de marketing da L Brands, uma marca do mesmo grupo, que disse que não usaria modelos transgêneros ou plus-size “porque o desfile é uma fantasia”.

A Victoria’s Secret e a L Brands não responderam de imediato a pedidos de comentário nem confirmaram relatos sobre a saída de Razek.

A notória atacadista de lingerie está repensando seu desfile de moda anual depois das acusações de que é sexista e alienada, e a audiência televisiva caiu.

Valentina, que ilustrou capas de revistas como Vogue Paris, Vogue Brasil e Elle México, pertence a um grupo crescente de modelos transgêneros de grande visibilidade em meio à pressão para que a indústria da moda se torne mais diversificada e inclusiva.

Mais tarde, Razek pediu desculpas por seus comentários “insensíveis” sobre as modelos transgêneros no Twitter, dizendo: “Modelos transgêneros estiveram em nossos testes… e como muitas outras, não foram aprovadas”.

“Admiro e respeito sua jornada para aceitar quem são de verdade”, disse um comunicado publicado na conta da Victoria’s Secret.

Reuters

OUTRAS NOTÍCIAS