Tempo - Tutiempo.net

30 Razões para beber cerveja diariamente (e sempre ter em casa)

Preciso assumir que tenho um carinho especial por beber cerveja. Ela me acompanhou em muitos momentos do início da minha vida adulta até aqui. Aprendi a apreciar, começando dos rótulos encontrados nos mercados até aqueles feitos de maneira artesanal e exclusiva.

A parte legal e apaixonante na cerveja é sua variedade. São mais de 120 estilos, com sabores, aromas, teor alcoólicos particulares. Você pode combinar uma cerveja com petisco de boteco, passando por um prato mais sofisticado, até harmonizar com uma sobremesa de chocolate, por exemplo.

Além de ser uma bebida socializante, para compartilhar com os amigos, em uma mesa de bar ou mesmo em casa, sabia que existem uma infinidade de razões cientificamente comprovadas para amar a cerveja.

Ela pode proteger seu coração, aumentar sua imunidade, pode servir como isotônico pós atividade física proteger seus ossos e até deixá-lo mais inteligente.

Se você acha que é só papo de um amante do fermentado, saiba que o 7º Congresso Europeu sobre Cerveja e Saúde, realizado em Bruxelas em 30 de setembro de 2014, reuniu cerca de 160 especialistas internacionais em medicina e nutrição de 24 países para falar só sobre os benefícios da cerveja

Nele, estudos novos foram revelados, como melhoria na saúde cardiovascular, no tratamento da obesidade, nutrição e prevenção do envelhecimento celular.

Para você não ficar perdido em meio a tantos bons motivos para beber cerveja, o fermentado de água, malte, lúpulo e fermento, reunimos um compilado deles. Se liga!

Vale lembrar que o mais importante disso tudo é que o segredo para todos estes benefícios está no consumo com moderação. Por isso, beba com responsabilidade!

1. Beber Cerveja torna as pessoas mais atraentes

Já ouviu falar nos óculos de cerveja?

Pois diversos estudos apontam para o fato de que o consumo moderado de cerveja tende não só a aumentar a autoconfiança, como tornar as pessoas em volta mais atrativas.

Uma pesquisa realizada pelas universidades de St. Andrews e Glasgow, só como exemplo, descobriu que “…homens e mulheres que consumiram uma quantidade moderada de álcool acharam os rostos de membros do sexo oposto 25% mais atraentes do que suas contrapartes sóbrias”. Isto sem maquiagem, sem truques estéticos e sem mudança no outfit.

Um estudo realizado na Universidade de Bristol com 84 pessoas mostrou também que, na média, elas atribuíram notas 10% maiores à atratividade das pessoas apenas 15 minutos depois de beberem uma quantidade moderada de álcool, cerca de 700 ml de cerveja.

2. Beber cerveja melhora a sua confiança

Além disso, Laurent Begue, da Universidade de Pierre Mendes-France, conduziu um experimento para explorar o fenômeno da Síndrome do “Quanto Mais Bêbado Estou, Mais Gostosão Sou”.

Ela pediu a 19 homens em um bar francês para avaliarem a si mesmos com uma nota que ia de um a sete. Seus níveis de álcool foram, então, analisados com a ajuda de um bafômetro. O resultado não poderia ser outro: os participantes mais chapados foram também os mais cheios de si.

3. A cerveja dobra a fertilidade do homem

Um estudo realizado com 105 homens, no Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, comprovou não só que os bebedores tinham mais chances de fazer filhos.

Para chegar ao primeiro resultado, os homens avaliados tinham uma média de 37 anos, preencheram um extenso questionário dietético que incluía perguntas sobre o consumo de álcool e bebidas com cafeína.

Os testes mostraram que não havia ligação entre a quantidade de cafeína ou álcool e a qualidade do seu esperma. Mas, aqueles que tinha mais álcool tinham uma chance 57% maior de ser pai. Este foi o dobro do considerado normal e não bebedores de cerveja.

4. Beber cerveja não dá barriga

Um dos grandes mitos em relação a bebida foi desmistificado pelos nutricionistas da universidade de Gotemburgo. Durante quatro anos, eles monitoraram o peso, a quantidade de cerveja consumida por dia e as medidas de quadril e cintura de cerca de 20 mil pessoas.

No fim, os cientistas constataram que o consumo da bebida gerou aumento da gordura corporal total, mas não necessariamente na região da cintura. “Se você beber muita cerveja você vai criar uma barriga, mas é a mesma barriga de alguém que beba a mesma quantidade de vinho”, disse Kathryn O’Sullivan, a doutora que conduziu uma outra pesquisa na Scientific Review.

5. A cerveja deixa você mais inteligente

Cientistas de Illinois descobriram que, após ingerir algumas cervejas, os homens resolviam muito mais rápido um jogo de quebra-cabeças do que seus oponentes sóbrios.

A constatação surgiu após um experimento com 40 homens. Metade deles tomou duas tulipas de cerveja e a outra metade não. Então, os dois grupos participaram de um jogo, no qual cada integrante recebia três palavras e deveria pensar num quarto termo ligado a elas. No fim, aqueles que beberam tiveram 40% a mais de sucesso e, em média, fizeram as associações em 2,5 segundos a menos do que os outros.

6. Cerveja reduz o estresse e a ansiedade

O consumo regular e responsável de cerveja diminui o estresse e melhora a eficiência do metabolismo (conjunto de reações químicas que ocorrem no nosso corpo) em dietas ricas em gordura. A pesquisa, desenvolvida entre agosto de 2008 e agosto de 2009, foi realizada em Santiago do Chile pelo Instituto de Ciências da Faculdade de Medicina Clínica Alemã-Universidade do Desenvolvimento, liderada por sua diretora, Paulette Conget.

O estudo demonstra que ratos de laboratório que tomaram quantidades de cerveja de acordo com os padrões internacionais de “consumo responsável” ficam menos estressados e metabolizam melhor os carboidratos. Segundo os pesquisadores, para uma pessoa adulta o consumo responsável é de duas latas ou 0,7 litro por dia.

De acordo com outro estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, beber 2 copos de cerveja por dia pode ser um antídoto útil para reduzir a ansiedade e o estresse, especialmente se eles estão relacionados com a sua situação no trabalho.

7. Beber cerveja hidrata igual a água

O pesquisador Manuel Castillo, da Universidade de Granada, expôs os resultados de um estudo que consistiu em medir a reação do corpo à ingestão de água ou cerveja após a realização de esforço físico intenso.

A conclusão foi de que uma quantidade moderada de cerveja não prejudica a hidratação após o exercício e seria a mesma coisa que tomar água, por isso é recomendado o consumo da bebida fermentada a todas as pessoas que não tenham nenhuma contraindicação.

8. A cerveja estimula o cérebro

Estudos têm demonstrado que uma cerveja diária pode manter Alzheimer ou demência controlada. Isto é especialmente válido se você é bebedor moderado. O risco de ter uma doença mental é reduzida em 20%.

Alternativamente, os lúpulos, que são utilizados na produção de cerveja, podem ajudar na cura da insônia. Uma cervejinha antes de dormir pode proporcionar boas noites de sono.

9. Cerveja é uma das bebidas menos calóricas

A Scientific Review, aponta que a cerveja contém menos calorias que bebidas como o vinho, suco de laranja, leite e iogurte.
Um copo de cerveja que você encontra no mercado (tipo Skol, Brahma) contém, em média, 100 calorias. Isso é menos do que um suco de maça (120), leite (134) ou iogurte de frutas (205).

10. A cerveja aumenta a longevidade

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estima que os bebedores moderados são menos propensos a doenças cardíacas, derrames e diabetes, que são claramente os principais problemas da sociedade contemporânea. Então, saborear uma cerveja e desfrutar de uma vida longa e saudável.

11. Ajuda a tratar insônia e outros distúrbios do sono

De acordo com pesquisa da University of Extremadura, na Espanha, o efeito sedativo da cerveja pode ser ideal para o tratamento de insônia e distúrbios associados ao sono.

O lúpulo presente na bebida aumenta a atividade do neurotransmissor GABA, substância que apresenta efeito sedativo e diminui a ação do sistema nervoso, preparando o organismo para um sono tranquilo.

Para os cientistas, não é preciso exagerar no número de latinhas para obter o efeito, basta seguir a recomendação de uma latinha diária para as mulheres e duas para homens.

12. Uma cerveja que pode curar a ressaca

Você sabia que já existe uma cerveja que evita a ressaca? A bebida inusitada foi criada por médicos do Instituto de Saúde Griffith, na Austrália. Por trás da ausência de efeitos colaterais dessa cerveja, estão os eletrólitos. Incluídos na receita da bebida, esses minerais mantêm o corpo hidratado – o que evita a sensação de mal estar no dia seguinte.

13. Beber cerveja ‘acalma’ uma dor de estômago

Bebendo uma cerveja gaseificada pode ajudar a diminuir uma dor de estômago, assim como uma Soda ou Sprite. No entanto, se você sofre de uma úlcera gástrica, evite o álcool, pois pode inflamá-la. Caso contrário, o álcool pode ser usado para amenizar a dor.

14. A cerveja aumenta os níveis de vitamina no organismo

Uma pesquisa na Holanda comprovou que participantes que consumiam cerveja apresentaram 30% dos níveis mais altos de vitamina B6 e vitamina B9, que são importantes na proteção do organismo contra doenças cardiovasculares. Além disso, a cerveja também contém vitaminas B12 e ácido fólico.

15. A cerveja reduz o risco de câncer

Marinar bife em cerveja é a melhor maneira de consumir carne. Ele não só mata 70 por cento dos agentes cancerígenos (agentes que causam câncer) , mas reduz drasticamente os ACS (aminas heterocíclicas) na carne que são a causa de distúrbios neurológicos.

16. Beber cerveja melhora a visão

Especialistas canadenses descobriram que uma cerveja lager ou stout (preta), por dia pode te ajudar a enxergar melhor, por mais tempo. Isso acontece porque esse tipo de cerveja aumenta a atividade antioxidante que impede a formação de cataratas nos olhos.

Mas, cuidado: os mesmos pesquisadores encontraram um efeito oposto nos participantes que tomavam três ou mais pints por dia.

17. Beber cerveja combate a gripe

Um dos ingredientes da cerveja, o lúpulo contém humulona. Esse composto químico protege o organismo da ação de um dos causadores da gripe, o vírus respiratório sincicial. A descoberta é de cientistas da Universidade Médica de Sapporo.

18. O fermentado reduz risco de diabetes

Pesquisadores descobriram que o álcool aumenta a sensibilidade à insulina, o que ajuda a proteger o organismo contra o diabetes.

19. Ela deixa os ossos mais fortes

A cerveja contém altos níveis de silício, que está vinculado à saúde dos ossos. Um estudo realizado em 2009 pela Universidade de Tufts e em outros centros demonstrou que os homens e mulheres de idade um pouco mais avançada que consumiam um ou dois copos de cerveja por dia apresentavam uma densidade óssea maior. Porém, o consumo superior a esses teores foi relacionado ao maior risco de sofrer fraturas.

20. A cerveja baixa a pressão arterial

Os consumidores de cerveja moderados têm menor probabilidade de desenvolver a pressão arterial alta, um fator de risco para o ataque cardíaco.

21. A cerveja reduz as dores nas articulações

Também conhecida como RA, a artrite reumatoide é essencialmente a inflamação das articulações que podem acontecer em uma idade muito precoce. Os primeiros sintomas incluem vermelhidão, inchaço e dor nas articulações.

Mas a boa notícia é que você pode contê-la com a ajuda de cerveja. É claro, a cerveja por si só não vai resolver o efeito. Com a ajuda de ingestão limitada de cerveja em sua dieta, junto com exercícios adequados, é possível tratar esta condição.

22. O fermentado deixa os rins saudáveis

Uma garrafa de cerveja pode diminuir o risco de desenvolver pedras nos rins em 40% dos homens. A razão pode ser o teor de água elevado em que a cerveja contribui para o bom funcionamento dos rins, uma vez que a desidratação aumenta o risco de pedra nos rins.

Cerveja também promove a produção de urina como diurético para que você possa lavar a bexiga e os rins e mantê-los saudáveis​​.

23. Ela é boa para cabelos crespos

Cerveja é um condicionador de cabelo natural. Algumas gotas de cerveja são o suficiente para domar seu cabelo selvagem. Você também pode misturar 3-4 gotas de cerveja em seu xampu todos os dias a fim de obter um cabelo brilhante.

24. Beber cerveja reduz os problemas cardiovasculares

Tomar um copinho de cerveja de vez em quando pode ser uma boa para o seu coração. Pelo menos, é o que afirmam cientistas da Universidade de Boston. Segundo eles, a ingestão diária de 43 gramas da bebida reduz em 42% as chances de uma pessoa desenvolver problemas cardiovasculares.

25. Melhora a cicatrização e a circulação sanguínea

Na Áustria, a cervejaria Starkenberger conta com sete piscinas aquecidas preenchidas cada uma com 12 mil litros de água e 300 litros de cerveja. Segundo a cervejaria, o banho de cerveja tem propriedades curativas – como a cicatrização de feridas e a melhora da circulação sanguínea. Um mergulho de duas horas sai por quase 700 reais.

26. O Fermentado diminui chances de infarto

Pessoas que sofreram um ataque cardíaco e bebem cerveja moderadamente têm menos chances de passar pelo mesmo problema outra vez. Num estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública de Harvard, 1.818 indivíduos já infartados foram acompanhados durante 20 anos.

No fim, aqueles que ingeriam até duas latas e meia de cerveja por dia tinham menos chances de morrer por problemas cardiovasculares do que os abstêmios e aqueles que ingeriam mais do que isso de álcool por dia.

27. Beber cerveja: ajuda a controlar o colesterol

A cerveja, em especial a versão escura, conta com um grama de fibra solúvel a cada garrafa. As fibras são responsáveis por reduzir os níveis de colesterol LDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

De acordo com outro estudo de Harvard, as bebidas alcoólicas podem reduzir o risco de ataque cardíaco em 30% e aumentar o bom colesterol.

28. Previne o desenvolvimento de Alzheimer

Um grupo de cientistas da Universidade de Loyola, nos Estados Unidos, revisou 34 estudos que relacionam o consumo de álcool e problemas cognitivos, totalizando 365 mil voluntários analisados. Os resultados apontaram que aqueles que bebem cerveja moderadamente apresentam risco 23% menor de desenvolver Alzheimer e doenças semelhantes, quando comparados a pessoas que nunca consomem a bebida.

29. Beber Cerveja é coisa de astronautas

Não foi à toa que astronautas da Estação Espacial Internacional produziram cerveja no espaço. Os testes tinham uma finalidade nobre, pois a combinação de água e álcool presente na bebida não só mata as bactérias espaciais, como pode ser uma importante alternativa de hidratação para futuras colônias espaciais.

30. Afinal, o quanto é um consumo moderado?

A frase clássica ‘beba com moderação’ sempre é citada, mas você realmente sabe qual é esta medida correta para beber cerveja?

A Organização Mundial da Saúde recomenda que mulheres não bebam mais do que uma lata de cerveja por dia (350 ml) e que homens limitem-se a duas latinhas (cerca de 700 ml). Para além desse consumo, a bebida pode representar risco para o corpo humano.

Fontes: NCBI, Eurocare, Beerandhealth

OUTRAS NOTÍCIAS