Tempo - Tutiempo.net

A nasa capta a Terra, Lua e asteroides juntos

FOTO: divulgação

A espetacular fotografia, que mostra Terra, Lua e Bennu em uma única imagem, foi tirada quando a sonda espacial estava a cerca de 114 milhões de quilômetros do nosso planeta e a cerca de 43 quilômetros do asteroide.

Recentemente, a NASA divulgou uma imagem, capturada pela sonda robótica OSIRIS-REx no dia 19 de dezembro, antes que entrasse em órbita ao redor do asteroide Bennu em 31 de dezembro.

A fotografia foi divulgada através da postagem da agência espacial norte-americana na conta oficial do projeto.

Na imagem, Bennu pode ser visto no lado direito da imagem, enquanto a Terra com seu satélite natural se encontra no lado esquerdo.

Além disso, uma parte da constelação de Hydra é observada no canto inferior direito.

Uma viagem inteira em uma foto… Minha câmera de navegação capturou essa imagem da Terra, Lua e Bennu antes de entrar em órbita.

Enquanto estava em órbita, minha equipe usava imagens de “OpNav” (navegação ótica) como essas para me indicar o caminho.

O OSIRIS-REx foi lançado em setembro de 2016 com o objetivo de trazer à Terra uma amostra dos materiais de superfície de Bennu, um dos asteroides mais próximos da Terra e potencialmente perigoso para nosso planeta.

De agosto a dezembro de 2018, a espaçonave completou os últimos 2,2 milhões de quilômetros de sua viagem para finalmente se aproximar a uma distância de 19 quilômetros do asteroide no dia 3 de dezembro.

Após alguns dias, a espaçonave encontrou fortes evidências espectrais da presença de moléculas contendo átomos de oxigênio e hidrogênio ligados, conhecidos como “hidroxila”, o que significa que o material rochoso desse asteroide interagiu com água em algum momento.

JB

OUTRAS NOTÍCIAS