Tempo - Tutiempo.net

A Sonda da Nasa registrou o planeta Júpiter dramático

Júpiter (Foto: Nasa)

A sonda espacial Juno da Nasa fotografou “caraterísticas atmosféricas dramáticas” do hemisfério norte de Júpiter, informa a Nasa no seu site.

A foto é de 12 de fevereiro, e foi tirada enquanto a sonda realizava o seu 18º voo ao redor do gigante gasoso. A Nasa publicou a foto mais tarde.

Desta vez, a captura da atmosfera de Júpiter mostra uma caraterística circular dentro de uma região de corrente em fluxo de jato chamado Jet N6, rodeada por nuvens turbulentas.

A sonda estava a 13.000 quilômetros do topo das nuvens do planeta, a 55º de latitude ao norte.

A imagem, de cor aperfeiçoada, foi girada a uns 100º à direita e foi criada com a ajuda do cientista Kevin M. Gill, que utilizou dados do gerador de imagens da câmera JunoCam da sonda espacial, explicou a Nasa.

A sonda Juno foi lançada em 2011. Cinco anos depois, a sonda se posicionou em uma órbita estável em torno de Júpiter. O aparelho se aproxima do planeta gasoso a cada 53 dias.

As missões da sonda são muito variadas, mas seu objetivo principal é saber mais sobre a atmosfera, o núcleo e os campos magnéticos e gravitacionais de Júpiter.

Até agora, Juno tem tirado fotos dos polos de Júpiter, registrando fenômenos estranhos, tais como a formação de nuvens e auroras polares no planeta gasoso.

JB

OUTRAS NOTÍCIAS