Tempo - Tutiempo.net

A TROLHA

Trolha

A Trolha era um instrumento de trabalho do Maçom Operativo e estar inserido no Painel Simbólico do 2° Grau, ela quase não é mencionada no Rito Escocês, mas atual no Rito York.

O irmão Theobaldo Varoli em uma de suas publicações passou o seguinte ensinamento:

-Na Maçonaria Simbólica a Trolha consta do Painel do Grau de Companheiro, aproveitado também pelo Rito Escocês Antigo e Aceito, mas observaram o irmão Jules Boucher e outros em algumas publicações, o Instrumento não é muito especulado no ECOCESISMO, ( que significa, Maçonaria stuartista, sendo na realidade, a primeira manifestação maçônica em território francês) nem consta das Cinco Viagens iniciáticas. Entretanto, é imprescindível conhecer o significado da Trolha.

Que fique entendido: a Trolha é o Símbolo da Indulgência, do perdão.

Na Maçonaria Especulativa ensina-se que o instrumento serve, principalmente, para o reboque final que encobre os defeitos da obra, o que corresponde, simbolicamente, a reconhecer acima de todas as qualidades de cada um, perdoar os defeitos que são reparáveis.

Na Vulgata da Bíblia, (quer dizer no primeiro livro impresso da história, trabalho realizado na prensa de Gutemberg por volta de 1.456), em uma das versões de Amós, capítulo 7, versículo 7 e 8, principalmente no versículo 7, a Trolha é mencionada e não o Prumo com o significado de que, O Senhor não perdoará, mas fará justiça.

O irmão Varoli afirma que:

-Nas versões Bíblicas apoiadas na Vulgata de São Jerônimo, consta a Trolha e não o Prumo. Os textos se equivalem. Uma vez que a Trolha é o símbolo da Indulgência (Perdão).

Não rebocarei os muros de Israel com a Trolha, quer dizer: Não perdoarei farei Justiça.

Assentarei o PRUMO, quer dizer: Farei Justiça, pois o Prumo vertical e não pendente como as oblíquas, foi sempre o Símbolo da imparcialidade.

A lição serve aos Maçons que confundem Tolerância com indulgências, um erro crasso, quase sempre mal fundado em Fraternidade.

Esses símbolos são uma das principais Bases da Maçonaria, quando bem definidos e interpretados.

Poderíamos perguntar? Qual a origem da Trolha.

Por incrível que pareça a origem da Trolha, ultrapassa as fronteiras da Maçonaria. Ela tem origem em épocas remotas, pode-se dizer, além da pré-história da Maçonaria.

Esse tema pode ser motivo de um outro estudo. Porque ela tem surgimento documentado na Reconstrução do Segundo Templo der Salomão em Jerusalém.

Carlos Antônio de Lima (Carlos Lima)  CIM 914

Loja Templo de Yorky n° 7 – GOBA

OUTRAS NOTÍCIAS