Em busca de lucro fácil associado ao desejo de acumular sempre mais e mais, essa tem sido a tônica gerada e estimulada pelo capitalismo predatório, cada dia mais voraz e concentrador de renda. O que tem resultado no empobrecimento em massa da humanidade. Essas inferências altamente nefastas,derivam em elevado grau de desigualdade social existente, nunca antes registrado nos anais da história da humanidade.
O que muito bem caracteriza essas assertivas é o fato, dentre milhões de outros, recentemente veiculado pela imprensa brasileira que passou a denunciar graves problemas decorrente da gasolina que abastece as aeronaves (AVGAS). Combustível que passou a ser importado da Inglaterra, desde 2018.
De acordo com boletim da ANAC, existem constatação de corrosão de peças dos aviões abastecidos em 45 aeródromos, tendo o Brasil cerca de 12 mil aviões que estão utilizando gasolina adulterada. Sendo encontrado elevado teor de chumbo no combustível.
Dos males maiores, o menor é que o problema envolvendo AVGAS, gasolina utilizada por avião de pequeno porte, em nada afeta o transporte de passageiros, aviões de maior porte que utilizam querosene de aviação.
Nem por isso o crime pode ser considerado de menor monta, ele existe e as autoridades competentes devem permanecer em alerta por se tratar de combustível adulterado que coloca a vida humana no fio da navalha.
Essa prática odiosa é muito utilizada por este modelo econômico. Por isso mesmo, tem que ser denunciada e combatida. A vida é o maior valor humano a ser considerado, daí a necessidade de preservá-la acima de qualquer interesse, principalmente o econômico.
Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)