Tempo - Tutiempo.net

Absurdso: Bolsonaro escala Mourão para mediar crise da Igreja Universal em Angola

O país é laico ou louco

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escalou o vice-presidente Hamilton Mourão para atuar na gestão de uma crise que envolve denúncias sobre a atuação da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) em Angola.

Bolsonaro colocou o governo como mediador de um problema privado, sem relação institucional com a República. Pesquisas sinalizam o enfraquecimento do eleitorado evangélico do presidente.

Ao Estadão, o vice Mourão confirmou que esteve com o presidente de Angola, João Lourenço, na última semana, e que tratou pessoalmente do assunto, atendendo pedido de Bolsonaro.

“Por orientação do PR, conversei com o presidente angolano. A diplomacia está buscando uma forma de fazer com que as partes se entendam”, disse, ao jornal, em referência ao embate na Universal.

O objetivo oficial da viagem, que durou três dias, era a participação em uma reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Ao Estadão, integrantes da Universal disseram que ainda não há perspectiva de que a crise seja resolvida.

Segundo publicação, a crise começou em 2019, quando integrantes da igreja no país africano se rebelaram contra a direção brasileira da Universal e divulgaram manifesto que acusa o comando geral de lavagem de dinheiro, sonegação de impostos e racismo.

A Universal é comanda pelo bispo Edir Macedo.

Após o episódio, a filial da TV Record no país foi fechada e representantes da greja foram removidos de postos-chave em Angola.

Determinação considerada inconcebível.

Até onde o país suportará ser redicularizado em suas ações desprovidas de legalidade constitucional.

O país é laico ou louco?  (cljornal)

OUTRAS NOTÍCIAS