Tempo - Tutiempo.net

Após dias de silêncio, mídia comercial se rende ao sucesso da turnê de Lula: “Estadista”

Lula recebeu prêmio de revista francesa durante passagem por Paris - Ricardo Stuckert

O encontro de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente francês Emmanuel Macron, no último dia 17, foi um divisor de águas na cobertura da mídia comercial brasileira sobre a turnê do petista pela Europa.

Recebido como chefe de Estado na França, o ex-presidente e pré-candidato do PT em 2022 deixou de ser ignorado pelos meios de comunicação de grande alcance em seu país.

A mudança reflete o destaque que a imprensa mundial vem dando à agenda de Lula na Bélgica, na França e na Espanha.

Aplaudido de pé durante evento no Parlamento Europeu no início da semana, o petista tem buscado dissociar a imagem do Brasil do grupo que atualmente controla o Poder Executivo.

A recepção de Macron a Lula foi encarada como um recado a Jair Bolsonaro (sem partido). O correspondente do jornal francês Le Monde classificou o encontro como “uma bofetada em Jair Bolsonaro”.

Se até quarta-feira (17) pela manhã a turnê de Lula era citada de forma discreta, em colunas ou notícias curtas, a reunião na capital francesa fez o jogo virar.

A agenda do petista apareceu nas páginas iniciais dos portais da Folha de S. Paulo e do Estadão pela primeira vez desde o início da viagem, no dia 11.

À noite, Lula recebeu elogios de comentaristas historicamente críticos a suas políticas na Globonews.

Durante o programa Globonews Em Pauta, Eliane Catanhêde se referiu à postura do ex-presidente como a de um “estadista” e disse que a diferença para as viagens internacionais de Bolsonaro é “acachapante”.

Catanhêde ressaltou o encontro do petista com Olaf Scholz, futuro chanceler da Alemanha, maior parceira comercial do Brasil na Europa.

Segundo a comentarista, as viagens de Lula são um sucesso, enquanto as de Bolsonaro são um “fiasco”.

Imagens de Lula em Paris circularam ao longo do dia na programação do canal de TV por assinatura, e foram parar no telejornal mais assistido do Brasil.

O Jornal Nacional, da TV Globo, noticiou que Lula recebeu o prêmio Coragem Política, da revista Politique Internationale, especializada em política internacional, no mesmo dia do encontro com Macron.

Nesta quinta-feira (18), Lula participa do seminário “Cooperação multilateral e recuperação regional pós Covid-19” em Madri, na Espanha.

O petista aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para 2022, com possibilidade de vencer Bolsonaro já no primeiro turno, dentro das margens de erro dos principais institutos.

Edição: Vivian Virissimo

OUTRAS NOTÍCIAS