Tempo - Tutiempo.net

Após tentativa frustrada, Ingenuity completa quarto voo com sucesso em Marte

Helicóptero Ingenuity realizou com sucesso seu quarto voo em Marte

Após uma tentativa frustrada nesta quinta-feira (29) o helicóptero Ingenuity realizou com sucesso seu quarto voo em Marte na tarde desta sexta-feira (30). Segundo MiMi Aung, gerente do projeto na Nasa , o helicóptero decolou às 11h49 (horário de Brasília).

A aeronave subiu a uma altitude de 5 metros antes de voar para o sul por aproximadamente 133 metros e depois voltar, com um trajeto de ida e volta de 266 metros.

“No total, ficamos no ar por 117 segundos. Esse é outro conjunto de recordes para o helicóptero , mesmo em comparação com o espetacular terceiro voo”, afirmou.

“Também conseguimos capturar muitas imagens durante o voo com a câmera colorida e com a câmera de navegação em preto e branco do Ingenuity , que analisa as características da superfície enquanto ele voa. As imagens dessa câmera de navegação são normalmente usadas pelo software controlador de voo do Ingenuity e, em seguida, jogadas fora, a menos que instruamos o helicóptero para armazená-las para uso posterior”, disse Aung.

Algumas destas imagens em preto e branco foram tiradas como pares estéreo, o que permitirá à equipe testar sua capacidade de fazer imagens 3D da superfície e estudar a elevação de diferentes locais abaixo do helicóptero.

Adicionar essa dimensão a missões futuras pode oferecer uma ampla gama de possibilidades de reconhecimento em regiões que os rovers não podem percorrer, closes que satélites em órbita não podem fornecer ou maneiras de estender o alcance de futuros exploradores humanos.

“Mas por enquanto, temos muitos dados para analisar. O desempenho da Ingenuity em Marte tem sido perfeito. Este é um momento incrível para toda a nossa equipe!”, afirmou Aung.

O Ingenuity chegou a Marte em 18 de fevereiro a bordo do rover Perseverance, e foi projetado para realizar até cinco voos de demonstração na superfície do planeta. Ainda não há informações sobre como, ou quando, será o último voo.

Rafael Rigues

OUTRAS NOTÍCIAS