Tempo - Tutiempo.net

Aprovação de Lula com 16 meses de governo é a 3ª maior desde a redemocratização

Lula tem sua terceira maior aprovação em pesquisa

A pesquisa Datafolha divulgada na última terça-feira (18) mostrou que a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue estável, com 36% dos brasileiros avaliando o governo como ótimo ou bom, 31% como

regular e 31% como ruim ou péssimo. Se comparado com os números de avaliação de outros presidentes nos primeiros 16 meses de mandato, o terceiro governo Lula só tem desempenho inferior ao de Dilma, no primeiro mandato, e o do próprio Lula, na segunda gestão.

 No início de seu primeiro mandato, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) tinha 62% de aprovação, enquanto Lula tinha, no segundo mandato, 69%.

Com os mesmos 16 meses de governo, Fernando Collor tinha 18% de aprovação; Itamar Franco, 15%; Fernando Henrique Cardoso, 30% no primeiro mandato e 19% no segundo; Lula, 35% no primeiro, Dilma 10% no segundo; Temer, 5%; e Bolsonaro, 32%.

Em entrevista à Rádio CBN, Lula afirmou que poderá ser candidato à reeleição em 2026 para impedir a volta de “trogloditas” ao poder.

“Quando chegar o momento de discutir, tem muita gente boa para ser candidato, eu não preciso ser. Agora, preste atenção: se for necessário para evitar que os trogloditas que governaram voltem a governar, pode ficar certo de que os meus 80 anos [de idade] virarão 40 e eu poderei ser candidato”, disse.

Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS