Tempo - Tutiempo.net

As 9 marcas que vendem óleo de soja como se fosse azeite de oliva

Nove marcas de azeite de oliva tiveram a comercialização proibida no Brasil. As informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) foi comunicada pelo ministério.

As marcas vendiam óleo de soja como se fosse azeite de oliva.

A ação decorre de uma investigação da Polícia Civil do Espírito Santo que desarticulou, na última semana, uma organização criminosa especializada na falsificação do produto.

As marcas que foram investigadas e estão sob suspeita de fraude são:

♦ Casalberto
♦ Conde de Torres
♦ Donana (Premium)
♦ Flor de Espanha
♦ La Valenciana
♦ Porto Valência
♦ Serra das Oliveiras
♦ Serra de Montejunto
♦ Torezani (Premium)

“A adulteração e falsificação de azeite de oliva não se trata exclusivamente de fraude ao consumidor, mas de crime contra a saúde pública”, declara Hugo Caruso, coordenador-geral de Qualidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária.

O governo federal recomenda que os estabelecimentos que tenham em estoque ou expostos à venda as marcas proibidas informem imediatamente às Superintendências Federais de Agricultura o volume do produto e o plano de destruição da mercadoria.

A empresa responsável pelo descarte deve ser habilitada por órgão estadual de meio ambiente ou recicladora de óleos e embalagens.

O descumprimento da proibição poderá acarretar multa ao detentor da mercadoria.

Ainda poderá eventualmente ser denunciado ao MPF (Ministério Público Federal) para eventual responsabilização civil e criminal, e caberá a formalização de Boletim de Ocorrência à Polícia Civil indicando o responsável do estabelecimento comercial.

RPP

OUTRAS NOTÍCIAS