Tempo - Tutiempo.net

As igrejas são alvos de autuações milionárias por driblarem a legislação

Débitos das igrejas são perdoados

Quais são os débitos perdoados pelo congresso às igrejas? Primeiro não foi isenção de impostos, também não foi imunidade tributária constitucional. Quem assim afirma, desconhece a matéria tributária.

“As igrejas são alvos de autuações milionárias por driblarem a legislação e distribuírem lucros e outras remunerações a seus principais dirigentes e lideranças sem efetuar o devido recolhimento de tributos.

Embora tenham imunidade no pagamento de impostos, o benefício não afasta a cobrança de contribuições (como a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, a CSLL, ou a contribuição previdenciária).” Página do uol economia.

Esses dois tributos são justamente os alvos da anistia aprovada pelo Congresso Nacional por meio do projeto de lei 1581/2020, que trata de descontos em pagamento de precatórios (valores devidos pela União após sentença definitiva na Justiça).

Observaram uma coisa?

Foram cobrados sobre lucros, igrejas não devem ter lucros. Se descontou a contribuição previdenciária dos empregados e não recolheu ao governo, você acha que merece perdão tributário?

E quando a maior parte das contribuições foram aos próprios padrões que amanhã irão pleitear aposentadoria?

A igreja é isenta de contribuições à Previdência, desde que seja um valor fixo, mas o Fisco começou a identificar pagamentos variáveis, com características de participação nos lucros ou bonificações a quem tem os maiores “rebanhos” de fiéis.

Os auditores começaram então a lançar autos de infração e cobrar os tributos devidos com multas e encargos. Entenderam ?

O perdão é uma excrescência com o pobre trabalhador que teve arrancada sua aposentadoria. Falsos profetas, enganadores, comerciantes da fé sacerdotes dos valores, missionários mercenarios, devotos do dinheiro.

Antonio Rosevaldo Ferreira

OUTRAS NOTÍCIAS