Tempo - Tutiempo.net

Ataque equivocado da coalizão contra Estado Islâmico deixa 8 mortos no Iraque

Aviões norte-americanos bombardearam soldados aliados após confundi-los com terroristas.

Oito pessoas, em sua maioria membros das forças de segurança, morreram neste sábado (27) em um bombardeio equivocado de um avião norte-americano da coalizão antijihadista na região oeste do Iraque.

“Oito pessoas, entre elas um funcionário de alta patente do serviço secreto, cinco policiais e uma mulher, morreram em um ataque americano no centro da cidade de Al-Bagdadi”, afirmou uma fonte do governo provincial que pediu anonimato.

“Parece que o ataque foi um erro”, completou.

O bombardeio também deixou 20 feridos, incluindo o chefe de polícia de Al-Bagdadi, o prefeito e outros funcionários do governo, segundo a mesma fonte.

Al-Bagdadi fica 250 km ao oeste de Bagdá, na província sunita de Al-Anbar, onde há pouco tempo resistiam os últimos redutos do grupo extremista Estado Islâmico (EI).

A cidade fica próxima da base de Ain Al-Asad, onde estão posicionados aviões americanos da coalizão internacional liderada por Washington que apoia as forças iraquianas na luta contra o EI.

Fogo amigo

O Comando Conjunto de Operações (JOC), que reúne as forças envolvidas na luta contra o EI, publicou um comunicado sobre a operação, mas sem mencionar vítimas.

Segundo o documento, as forças iraquianas receberam informações sobre uma reunião em Al-Bagdadi com a presença do comandante terrorista Karim Al-Sumarmad. Soldados foram despachados para a região. Para ajudá-los, também foi enviado apoio aéreo da coalizão.

Após a detenção do terrorista, enquanto as tropas ainda prosseguiam com a operação, uma granada foi lançada de uma casa vizinha.

Na volta para a sua base, as forças iraquianas encontraram um comboio de carros que seguia para a casa suspeita. Alertaram a coalizão, que realizou o bombardeio. Só que não sabiam que eram reforços policiais e de efetivos adicionais das forças paramilitares.

 France Presse

OUTRAS NOTÍCIAS