Tempo - Tutiempo.net

Bolsonaro critica “três ministros” do STF por articulação contra voto impresso

Bolasonaro e o voto impresso

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou nesta quinta-feira ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que articulam contra a adoção do voto impresso.

Bolsonaro disse que, caso a medida não seja implementada, “vamos ter problemas” nas eleições do próximo ano .

Na quarta-feira, o Globo mostrou que os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso estão atuando como “guardiões” da urna eletrônica.

Os três se dividem em defesas públicas do sistema atual de votação e em articulações de bastidores, para convencer a classe política a não alterar o modelo.

“Tem uma articulação de três ministros do Supremo para não ter o voto auditável. Se não tiver, eles vão ter que apresentar uma maneira de termos eleições limpas. Se não tiver, vamos ter problemas no ano que vem. Eu estou me antecipando a problemas no ano que vem”, disse Bolsonaro, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.

Em janeiro, um dia após apoiadores do então presidente dos Estados Unidos Donald Trump invadirem a sede do Legislativo americano por não aceitarem o resultado das eleições, Bolsonaro já havia dito que o Brasil terá um “problema pior que os Estados Unidos” se não houver voto impresso.

O presidente nunca apresentou uma evidência de fraude nas eleições brasileiras, apesar de ter prometido há mais de um ano apresentar provas de irregularidades nas eleições de 2018, vencidas por ele.

A adoção de um sistema em que a urna eletrônica imprimiria o voto está sendo discutida na Câmara dos Deputados.

Bolsonaro tem repetido que caso o projeto seja aprovado, ele será implementado, em referência a decisões anteriores do STF que consideraram inconstitucionais propostas semelhantes.

“Então se tem três do Supremo articulando para não ter o voto impresso, porque que eles estão preocupados com a judicialização…Eu já falei, se o Congresso promulgar, vai ter voto impresso”, repetiu o preside nesta quinta.

Entretanto, a aprovação do projeto foi dificultada após presidentes de 11 partidos decidirem se posicionar publicamente contra o voto impresso.

Uma reunião feita no sábado para debater o tema contou a participação de aliados de Bolsonaro, como o presidentes do PP, senador Ciro Nogueira (PI) ; do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP); e do PL, ex-deputado Valdemar Costa Neto.

Agência Globo.

OUTRAS NOTÍCIAS