Tempo - Tutiempo.net

Brasil adia leilão da 5G e atrasa impacto positivo da nova tecnologia no país

INTERNET 5 G

No dia 16 de setembro, o Governo do Brasil anunciou o adiamento do leilão que vai definir o futuro da implementação da tecnologia 5G no país.

A informação foi confirmada durante um seminário que tinha como tema os impactos dessa inovação no cotidiano das pessoas, algo que será atrasado com essa mudança de data.

A disponibilização dessa internet mais veloz é promissora para o país, pois deve causar um grande impacto na criação e no consumo de conteúdos, principalmente no formato de vídeos online.

O principal motivo do adiamento, segundo o chefe do Ministério das Comunicações, Fábio Faria, foi um impasse na avaliação final pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A expectativa é que tudo seja resolvido até o mês de outubro, inclusive com a realização efetiva do leilão.

O projeto teve o edital aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no dia 25 de agosto, o que significa que o processo está caminhando para o final.

Apesar disso, o adiamento do leilão também significa uma demora na aplicação da 5G na vida dos brasileiros.

Em desenvolvimento desde 2016, inclusive com uma parceria envolvendo o Brasil e a União Europeia, a tecnologia 5G em território brasileiro promete causar alguns impactos positivos.

Os especialistas afirmam que a velocidade dessa nova internet é até 40 vezes maior que a tecnologia anterior, e isso pode ampliar o uso da web para diversos serviços.

No entretenimento digital, por exemplo, as plataformas de streaming podem contar com um serviço de maior qualidade e que alcance ainda mais usuários.

Além disso, uma internet mais rápida deve ampliar ainda mais a variedade do conteúdo em formato de vídeo online.

Os usuários vão poder usar o audiovisual para quase qualquer tarefa ou objetivo, algo que está ganhando espaço gradualmente.

Por exemplo, o software gratuito Picture Video Maker da InVideo permite ao usuário fazer vídeo com fotos e músicas, permitindo que o usuário conte uma história com essas imagens, o que valoriza cada fotografia tirada.

A ferramenta online possui diversos templates, além de uma biblioteca de imagens, vídeos e músicas que podem ser usadas para editar um conteúdo profissional.

O objetivo do software é ajudar na criação de um vídeo online de qualidade, usando apenas fotos, até mesmo para usuários sem experiência ou sem muito tempo disponível.

Impacto em várias cidades
Uma novidade divulgada por Fábio Faria foi o grande impacto que a tecnologia 5G vai conseguir em boa parte da população brasileira.

Em reportagem feita pelo jornal Valor Econômico, o ministro comentou que essa internet vai atender todas as localidades acima de 600 habitantes.

Essa é uma das características da 5G, pois cada dispositivo pode ser usado como uma espécie de antena para amplificar o sinal da internet.

Isso significa que o impacto com a implementação no Brasil será importante para mais de 200 milhões de pessoas. Ou seja, os vídeos disponibilizados online poderão ganhar ainda mais consumidores.

A internet já faz parte da vida das pessoas, porém com uma conexão melhor, vamos ter ainda mais conteúdos disponíveis.

A expectativa é que o leilão ocorra o mais rápido possível, pois assim vamos acompanhar uma digitalização de vários serviços por aqui.

A 5G é uma tecnologia em alta desde 2019, quando ela foi oficialmente lançada pela China.

O potencial dessa nova conexão é grande, mas tudo precisa ser feito com a melhor coordenação possível.

Afinal, todos os serviços digitais necessitam de investimentos para render o esperado.

Foi assim com a implementação da banda larga no Brasil, e também será assim com a chegada da 5G.

RPP

OUTRAS NOTÍCIAS