Tempo - Tutiempo.net

Brasil: pais de poucos onde prospera a miséria de muitos/ por Sérgio Jones

O Brasil de miséria

Como já sentenciava o grande e inesquecível antropólogo brasileiro, Darcy Ribeiro, o Brasil é um país em formação, não é sério e abriga uma das mais atávicas e perversas elites do planeta.

O que pode ser constatado a olhos vistos, se considerarmos o comportamento e o tratamento dispensado pela mesma, em relação ao seu povo.

A fatalidade dessa assertiva se verifica nas mais diversas instâncias sociais do país. Não se trata de casos isolados, as regras não são exceções.

Elas se materializam no dia a dia do cidadão, o que resultam em graves prejuízos financeiros e sociais para toda a coletividade, em especial para os segmentos menos favorecidos.

As mentiras e os engodos têm sido prática comum e em geral, goza de maior visibilidade nos podres poderes. Se aproveitando da esbórnia em que vivencia a nação, os poderosos partem para o vale tudo. A palavra de ordem é a de sempre: “O negócio é levar vantagem em tudo, certo”, famosa lei de Gerson.

Lei que em tradução mais simples que significa que algo pode ser errado, não tem problema, pois mesmo que der errado, a gente dá um jeitinho de fazer parecer certo.

Um dos exemplos mais gritantes e emblemáticos são as chamadas declarações prestadas pelos candidatos que pretendem disputar algum cargo político. A coisa acontece apenas de forma ritualística, não há veracidade das declarações nem dos fatos.

Podemos citar a título de exemplo as declarações, divulgadas na imprensa provinciana de Feira de Santana, onde os candidatos a deputado federal nas eleições de 2022, Zé Chico (UB) e Zé Neto (PT) declaram possuir em bens pouco mais de R$ 2,5 milhões.

O que torna uma falácia e apenas jogo de palavras. A pergunta que não quer calar, é para rir ou para chorar? Fica evidente que a nossa república é só para elite, povo é apenas um mero detalhe. O Brasil é um país de poucos, onde prospera a miséria de muitos.

Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

OUTRAS NOTÍCIAS