Tempo - Tutiempo.net

CAMISA DE 11 VARAS + 2

Camisa 11 + 2

Cometemos erros, uns simples e fáceis de resolver, outros indesejáveis estorvos que repercutem por um longo período. Mas, sejam quais forem as circunstâncias, temos que lidar com as consequências.

Adiar soluções não é inteligente, julgando a dureza das pedras que dia-a-dia temos que polir. O incoerente, comumente, tem hábitos e posturas evasivas porque, para ele, agir com descaso, dá ideia de que tudo pode e, assim, reforça seu poder por crer que se rever, desprotege o ego. Mas não se dá conta de que o número treze é tido como desventurado e é capaz provocar descrença em quem, antes, desfrutava de fé.

É publico e evidente que corrigir mal feito, além de ato de coragem, nos faz superior por revelar bom caráter. Por outro lado, nada demais em sermos abertos a ouvir. Porém, nossa decisão deve ser altaneira. Entretanto, quando somos comedidos nos livramos de atitudes equivocadas no calor do momento e, por efeito, mantemos a admiração duramente conquistada e sempre nos verão hábeis para lidar com os fatos.

Existamos sem medo de julgamento, sem atentar ao que vão pensar, desde que estejamos certos de termos agido com decência e sem coação de quem quer que seja, pouco importando a posição de mando. Mas é preciso que o bom senso seja mais célere para não remediarmos o incurável e, enquanto, estiver em voga o axioma que meia palavra é recado dado, há de entenderes que: se no dia dos encontros semanais eu não quis vê-los é porque, nos demais, também estás dispensado de visitar-me, tendo em conta que o superlativo do sereno garoou.

Com eutimia, o cultivo dos bons predicados e prudência auxiliam a imutabilidade da serenidade e as atitudes devem ser praticadas sem ansiedade e sem atender imposições, pois ninguém, em qualquer conjuntura, possui autoridade ilimitada. E para não nos angustiarmos, exercitemos a reflexão, pois a vida nos impõe rever hábitos adversos a fim de continuarmos a nos aceitar e a nos estimar.

Feira de Santana, 13 de julho de 2024.

Jessé da Costa Primo∴ membro da loja Maçônica Luz e Fraternidade 14.

OUTRAS NOTÍCIAS