Cientistas chineses desenvolveram um novo sistema sensorial que funciona à semelhança da sensibilidade do dedo humano e pode transmitir uma sensação realista de toque a um robô ou paciente que tenha a mão amputada.
De acordo com o jornal South China Morning Post, o sistema foi criado por cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul, em Shenzhen, Universidade de Xidian, em Xian e Universidade de Houston.
O sensor, dotado de inteligência artificial, pode reconhecer em tempo real diferentes texturas, incluindo lã, linho, fibra sintética, poliéster e sarja.
Cientistas chineses desenvolveram um novo sistema sensorial que funciona à semelhança da sensibilidade do dedo humano e pode transmitir uma sensação realista de toque a um robô ou paciente que tenha a mão amputada
A equipe de cientistas informou que o sistema sensorial pode identificar 20 tecidos comerciais diferentes com 100% de precisão.
“Espera-se que esse sistema promova as tecnologias sensoriais de robôs e próteses, e seja útil para a recuperação sensorial dos pacientes que possuem próteses artificiais, realidade virtual baseada em sensação tátil e produtos eletrônicos”, afirmaram os especialistas.
O sensor pode detectar tanto a pressão estática quanto as vibrações de alta frequência.
A transmissão de sinais elétricos ao cérebro através dos nervos ainda é um desafio tecnológico.
Por isso, a equipe decidiu transmitir os sinais para a pele através de outras partes do corpo, como a parte de cima do braço ou o peito, que permitem ao cérebro processar a informação.
jornal South China Morning Post